Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Hélton Santos-
dc.date.accessioned2021-01-07T12:38:31Z-
dc.date.available2021-01-07T12:38:31Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationGOMES, Hélton Santos. O nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Diegues. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30956-
dc.description.abstractIn this thesis we discuss issues that concern the “national” and the “popular” in Xica da Silva (1976), by Cacá Diegues in order to understand how the filmmaker worked with these concepts in the work mentioned. During the analytical path we tried to elucidate some of Diegues' ideas or proposals about cinematographic production at that time, mid 1970s. In the midst of the discussion of the central theme of this work, we addressed, from the reception of the work, issues that concern the situation of black men and women in Brazilian society and national cinema policy. In short, we seek to understand how the different readers / viewers placed themselves before the film narrative.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCacá Dieguespt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectNacionalpt_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCacá Dieguespt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectNationalpt_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.titleO nacional e o popular em Xica da Silva de Carlos Dieguespt_BR
dc.title.alternativeThe national and the popular in Xica da Silva by Carlos Dieguespt_BR
dc.title.alternativeLo nacional y lo popular en Xica da Silva de Carlos Dieguespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, André Luis Bertelli-
dc.contributor.referee2Souza, Julierme Sebastião Morais-
dc.contributor.referee3Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee4Ramos, Rosangela Patriota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080173883070724pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoNesta tese discutimos questões que dizem respeito ao “nacional” e o “popular” em Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues com intuito de compreender como o cineasta trabalhou com estes conceitos na obra mencionada. Durante o percurso analítico procuramos elucidar algumas das ideias ou propostas de Diegues acerca da produção cinematográfica naquele momento, meados da década de 1970. Em meio à discussão do tema central deste trabalho abordamos, a partir da recepção da obra, questões que dizem respeito à situação do homem e da mulher negro (a) na sociedade brasileira e à política cinematográfica nacional. Em suma, procuramos compreender como os diferentes leitores/espectadores se colocaram diante da narrativa fílmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration305pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.740pt_BR
dc.orcid.putcode86436834-
dc.crossref.doibatchide1907972-77c7-4490-b3be-348a8afa2678-
dc.subject.autorizadoSilva, Chica da, m. 1796pt_BR
dc.subject.autorizadoCinema brasileiropt_BR
dc.subject.autorizadoDiegues, Carlos, 1940-pt_BR
dc.description.embargo2026-12-03pt_BR
Appears in Collections:TESE - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NacionalPopularXica.pdf
  Until 2026-12-03
Tese5.1 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons