Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30933
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2551-7949 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino da matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da Teoria Instrucional de Robert Gagné |
Título(s) alternativo(s): | Teaching mathematics and learning to the autistic person: contributions from Robert Gagné's Instructional Theory |
Autor(es): | Borges, Tatiane Daby de Fatima Faria |
Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primeiro membro da banca: | Ghelli, Kelma Gomes Mendonça |
Segundo membro da banca: | Ustra, Sandro Roger Vargas |
Resumo: | Esta pesquisa partiu do seguinte questionamento: quais são os saberes teóricos e práticos necessários para que os professsores ensinem Matemática a crianças autistas nas séries iniciais, sob a perspectiva da Teoria da Instrução de Robert Gagné? Fundamentando-se na questão norteadora, pretendeu-se identificar, descrever e analisar os saberes teóricos e práticos necessários para que o professor possa ensinar Matemática a alunos autistas sob a perspectiva da Teoria da Instrução de Robert Gagné. Para responder o problema proposto e os objetivos definidos, a investigação desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica. Mediante uma análise sobre o Transtorno do Espectro Autista e o ensino da Matemática nas séries iniciais, a presente pesquisa retratou as teorias da aprendizagem e de maneira bastante específica a Teoria da Instrução de Robert Gagné como um referencial teórico para efetivação de práticas pedagógicas significativas e eficientes no ensino de Matemática a alunos autistas. Ainda apresentou-se uma investigação sobre autismo, o ensino da matemática a autistas, as principais teorias da aprendizagem, a importância do professor-pesquisador para o ensino da Matemática a autistas, a teoria da instrução e o ensino da Matemática. Procurando sempre estabelecer uma inter-relação entre esses saberes e as características próprias do Transtorno do Espectro Autista. |
Abstract: | This research pulls out from the following question: What are the theoretical and practical necessary knowledge for the teachers to teach math to autistic children on the elementary school using the Robert Gagné’s Instruction Theory perspective? Grounded on a guiding question, we intended to identify, describe and analyze the necessary theoretical and practical knowledge for the teacher to teach math to autistic students following the Instruction Theory perspective. To answer the proposed problem and the defined goals, the investigation developed by a bibliographic research. Through an analyses about the Autism Spectrum Disorder and the math taught in elementary school, the presented research portrayed the learning theories and in a very specific way, the Robert Gagné’s Instruction Theory as a theoretical reference to the effectuation of significant and efficient pedagogical practices in the maths teaching process to autistic students. We also presented an investigation about autism, the math teaching process to autistic people, the main learning theories, the importance of the teacher-researcher to the math teaching process to autistics, the instruction theory in the math’s teaching. Looking to establish an inter-relation between those knowlegdes to the proper characteristics of Autism Spectrum Disorder. |
Palavras-chave: | Matemática Ttranstorno do espectro autista Teoria da instrução de Robert Gagne Professor pesquisador Math Autism Spectrum Disorder Instruction Theory Robert Gagné Teacher – researcher |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | BORGES, Tatiane Daby de Fatima Faria. Ensino da matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da teoria Instrucional de Robert Gagné. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.839 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.839 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30933 |
Data de defesa: | 15-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatemáticaAprendizagem.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.