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dc.creatorBorges, Tatiane Daby de Fatima Faria-
dc.date.accessioned2021-01-04T22:26:52Z-
dc.date.available2021-01-04T22:26:52Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationBORGES, Tatiane Daby de Fatima Faria. Ensino da matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da teoria Instrucional de Robert Gagné. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.839pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30933-
dc.description.abstractThis research pulls out from the following question: What are the theoretical and practical necessary knowledge for the teachers to teach math to autistic children on the elementary school using the Robert Gagné’s Instruction Theory perspective? Grounded on a guiding question, we intended to identify, describe and analyze the necessary theoretical and practical knowledge for the teacher to teach math to autistic students following the Instruction Theory perspective. To answer the proposed problem and the defined goals, the investigation developed by a bibliographic research. Through an analyses about the Autism Spectrum Disorder and the math taught in elementary school, the presented research portrayed the learning theories and in a very specific way, the Robert Gagné’s Instruction Theory as a theoretical reference to the effectuation of significant and efficient pedagogical practices in the maths teaching process to autistic students. We also presented an investigation about autism, the math teaching process to autistic people, the main learning theories, the importance of the teacher-researcher to the math teaching process to autistics, the instruction theory in the math’s teaching. Looking to establish an inter-relation between those knowlegdes to the proper characteristics of Autism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTtranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTeoria da instrução de Robert Gagnept_BR
dc.subjectProfessor pesquisadorpt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectInstruction Theorypt_BR
dc.subjectRobert Gagnépt_BR
dc.subjectTeacher – researcherpt_BR
dc.titleEnsino da matemática e aprendizagem da pessoa autista: contribuições da Teoria Instrucional de Robert Gagnépt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics and learning to the autistic person: contributions from Robert Gagné's Instructional Theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Saramago, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Ghelli, Kelma Gomes Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1932114816846374pt_BR
dc.contributor.referee2Ustra, Sandro Roger Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu do seguinte questionamento: quais são os saberes teóricos e práticos necessários para que os professsores ensinem Matemática a crianças autistas nas séries iniciais, sob a perspectiva da Teoria da Instrução de Robert Gagné? Fundamentando-se na questão norteadora, pretendeu-se identificar, descrever e analisar os saberes teóricos e práticos necessários para que o professor possa ensinar Matemática a alunos autistas sob a perspectiva da Teoria da Instrução de Robert Gagné. Para responder o problema proposto e os objetivos definidos, a investigação desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica. Mediante uma análise sobre o Transtorno do Espectro Autista e o ensino da Matemática nas séries iniciais, a presente pesquisa retratou as teorias da aprendizagem e de maneira bastante específica a Teoria da Instrução de Robert Gagné como um referencial teórico para efetivação de práticas pedagógicas significativas e eficientes no ensino de Matemática a alunos autistas. Ainda apresentou-se uma investigação sobre autismo, o ensino da matemática a autistas, as principais teorias da aprendizagem, a importância do professor-pesquisador para o ensino da Matemática a autistas, a teoria da instrução e o ensino da Matemática. Procurando sempre estabelecer uma inter-relação entre esses saberes e as características próprias do Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.839pt_BR
dc.orcid.putcode86246542-
dc.crossref.doibatchide1907972-77c7-4490-b3be-348a8afa2678-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
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