Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6200-489X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática |
Autor(es): | Silva, Fernanda Xavier de Jesus |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Maria José |
Primeiro membro da banca: | Buiatti , Viviane Prado |
Segundo membro da banca: | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim |
Resumo: | Este trabalho propõe um diálogo entre a psicanálise winnicottiana e o aprendizado da matemática, especialmente no que diz respeito ao papel do ambiente no processo de desenvolvimento e aprendizado humano. Para tanto, buscou-se apoio em três obras de Winnicott – Natureza humana, A criança e o seu mundo, e Tudo começa em casa –, em trabalhos de pesquisadores winnicottianos e de outros estudiosos. A partir da teoria do amadurecimento emocional humano, de Winnicott, o texto aborda o conceito de ambiente facilitador – aquele que oferece as condições necessárias para o crescimento do indivíduo de forma saudável –, discutindo seus benefícios para o processo de ensino/aprendizado da matemática. O trabalho aponta a importância de um ambiente facilitador no contexto educacional, o que envolve atentar-se para as especificidades de cada aluno no processo de escolarização, utilizar formas de ensinar que sejam mais adequadas à realidade dos alunos, manter um bom relacionamento com os mesmos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal. |
Palavras-chave: | Winnicott Winnicott Ensino/aprendizado de Matemática Mathematics teaching/learning Ambiente facilitador Facilitating environment |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Fernanda Xavier de Jesus. O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlãndia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848 |
Data de defesa: | 18-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OAmbienteFacilitador.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso: O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. Fernanda Xavier de Jesus Silva, Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia. | 229.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons