Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6200-489X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática
Autor(es): Silva, Fernanda Xavier de Jesus
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria José
Primeiro membro da banca: Buiatti , Viviane Prado
Segundo membro da banca: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Resumo: Este trabalho propõe um diálogo entre a psicanálise winnicottiana e o aprendizado da matemática, especialmente no que diz respeito ao papel do ambiente no processo de desenvolvimento e aprendizado humano. Para tanto, buscou-se apoio em três obras de Winnicott – Natureza humana, A criança e o seu mundo, e Tudo começa em casa –, em trabalhos de pesquisadores winnicottianos e de outros estudiosos. A partir da teoria do amadurecimento emocional humano, de Winnicott, o texto aborda o conceito de ambiente facilitador – aquele que oferece as condições necessárias para o crescimento do indivíduo de forma saudável –, discutindo seus benefícios para o processo de ensino/aprendizado da matemática. O trabalho aponta a importância de um ambiente facilitador no contexto educacional, o que envolve atentar-se para as especificidades de cada aluno no processo de escolarização, utilizar formas de ensinar que sejam mais adequadas à realidade dos alunos, manter um bom relacionamento com os mesmos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal.
Palavras-chave: Winnicott
Winnicott
Ensino/aprendizado de Matemática
Mathematics teaching/learning
Ambiente facilitador
Facilitating environment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Fernanda Xavier de Jesus. O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlãndia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OAmbienteFacilitador.pdfTrabalho de Conclusão de Curso: O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. Fernanda Xavier de Jesus Silva, Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia.229.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons