Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Fernanda Xavier de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T14:56:04Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T14:56:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Xavier de Jesus. O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlãndia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizado de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching/learning | pt_BR |
dc.subject | Ambiente facilitador | pt_BR |
dc.subject | Facilitating environment | pt_BR |
dc.title | O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Maria José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8549652382923677 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Buiatti , Viviane Prado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612994687828540 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe um diálogo entre a psicanálise winnicottiana e o aprendizado da matemática, especialmente no que diz respeito ao papel do ambiente no processo de desenvolvimento e aprendizado humano. Para tanto, buscou-se apoio em três obras de Winnicott – Natureza humana, A criança e o seu mundo, e Tudo começa em casa –, em trabalhos de pesquisadores winnicottianos e de outros estudiosos. A partir da teoria do amadurecimento emocional humano, de Winnicott, o texto aborda o conceito de ambiente facilitador – aquele que oferece as condições necessárias para o crescimento do indivíduo de forma saudável –, discutindo seus benefícios para o processo de ensino/aprendizado da matemática. O trabalho aponta a importância de um ambiente facilitador no contexto educacional, o que envolve atentar-se para as especificidades de cada aluno no processo de escolarização, utilizar formas de ensinar que sejam mais adequadas à realidade dos alunos, manter um bom relacionamento com os mesmos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 25 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 85939876 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OAmbienteFacilitador.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso: O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. Fernanda Xavier de Jesus Silva, Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia. | 229.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License