Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Fernanda Xavier de Jesus-
dc.date.accessioned2020-12-28T14:56:04Z-
dc.date.available2020-12-28T14:56:04Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Xavier de Jesus. O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlãndia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30848-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizado de Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teaching/learningpt_BR
dc.subjectAmbiente facilitadorpt_BR
dc.subjectFacilitating environmentpt_BR
dc.titleO ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8549652382923677pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti , Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe um diálogo entre a psicanálise winnicottiana e o aprendizado da matemática, especialmente no que diz respeito ao papel do ambiente no processo de desenvolvimento e aprendizado humano. Para tanto, buscou-se apoio em três obras de Winnicott – Natureza humana, A criança e o seu mundo, e Tudo começa em casa –, em trabalhos de pesquisadores winnicottianos e de outros estudiosos. A partir da teoria do amadurecimento emocional humano, de Winnicott, o texto aborda o conceito de ambiente facilitador – aquele que oferece as condições necessárias para o crescimento do indivíduo de forma saudável –, discutindo seus benefícios para o processo de ensino/aprendizado da matemática. O trabalho aponta a importância de um ambiente facilitador no contexto educacional, o que envolve atentar-se para as especificidades de cada aluno no processo de escolarização, utilizar formas de ensinar que sejam mais adequadas à realidade dos alunos, manter um bom relacionamento com os mesmos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.orcid.putcode85939876-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OAmbienteFacilitador.pdfTrabalho de Conclusão de Curso: O ambiente facilitador em Winnicott e o aprendizado da matemática. Fernanda Xavier de Jesus Silva, Instituto de Psicologia - Universidade Federal de Uberlândia.229.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons