Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5295-7264
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário
Título(s) alternativo(s): Study of the geometric concept of area in an agricultural technical course
Autor(es): Martins, Regina Ferreira
Primeiro orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primeiro membro da banca: Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Segundo membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com estudantes de 3º ano de um Curso Técnico Agropecuário, no interior de Minas Gerais, tem como objetivo compreender qual o entendimento, possuem sobre o conceito de área ao vivenciarem situações de plantios em seu ambiente de estudo. As atividades desenvolvidas foram de caráter de ensino e pesquisa, objetivando a aprendizagem do estudante e à qualidade de informar seus conhecimentos e novas apropriações na resolução de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com análise interpretativa das manifestações dos estudantes durante o processo de análise do terreno da escola plantado com hortaliças, observação de seu aproveitamento e proposição de uma melhor forma de aproveitamento do terreno. As análises realizadas, organizadas em episódios, evidenciam que, quando se propõe situações perante as quais os estudantes sentem necessidade, advinda de sua vivência, para resolvê-las, pode propiciar o desenvolvimento de um conhecimento teórico aliado ao contexto do ensino técnico.
Abstract: This research, developed in the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, with 3rd year students of an Agricultural Technical Course, in the interior of Minas Gerais, aims to acknowledge what they understand, about the concept of area when experiencing planting situations experienced in their study environment. The activities developed were of a teaching and researching character, aiming at the student's learning and the quality of informing his knowledge and new appropriations in the resolution of a triggering situation of learning. It is an intervention research with interpretative analysis of the student's manifestations during the process of analyzing the school's land planted with vegetables, observing its use and proposing a better way of using the land. The analyzes carried out, organized in episodes, show that, when proposing situations before which students feel the need, arising from their experience, to solve them, it can foster the development of theoretical knowledge combined with the context of technical education.
Palavras-chave: Curso Técnico Agropecuário
Educação Matemática
Área
Geometria
Situação Desencadeadora de Aprendizagem
Ciência - Estudo ensino
Agricultural Technical Course
Mathematical Education
Area; Geometry
Triggering Learning Situation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: MARTINS, Regina Ferreira. Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário. 2020. 140 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
Data de defesa: 3-Jun-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoConceitoGeométrico.pdfDissertação de mestrado5.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.