Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5295-7264
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário
Alternate title (s): Study of the geometric concept of area in an agricultural technical course
Author: Martins, Regina Ferreira
First Advisor: Marco, Fabiana Fiorezi de
First member of the Committee: Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Second member of the Committee: Oliveira, Cristiane Coppe de
Summary: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com estudantes de 3º ano de um Curso Técnico Agropecuário, no interior de Minas Gerais, tem como objetivo compreender qual o entendimento, possuem sobre o conceito de área ao vivenciarem situações de plantios em seu ambiente de estudo. As atividades desenvolvidas foram de caráter de ensino e pesquisa, objetivando a aprendizagem do estudante e à qualidade de informar seus conhecimentos e novas apropriações na resolução de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com análise interpretativa das manifestações dos estudantes durante o processo de análise do terreno da escola plantado com hortaliças, observação de seu aproveitamento e proposição de uma melhor forma de aproveitamento do terreno. As análises realizadas, organizadas em episódios, evidenciam que, quando se propõe situações perante as quais os estudantes sentem necessidade, advinda de sua vivência, para resolvê-las, pode propiciar o desenvolvimento de um conhecimento teórico aliado ao contexto do ensino técnico.
Abstract: This research, developed in the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, with 3rd year students of an Agricultural Technical Course, in the interior of Minas Gerais, aims to acknowledge what they understand, about the concept of area when experiencing planting situations experienced in their study environment. The activities developed were of a teaching and researching character, aiming at the student's learning and the quality of informing his knowledge and new appropriations in the resolution of a triggering situation of learning. It is an intervention research with interpretative analysis of the student's manifestations during the process of analyzing the school's land planted with vegetables, observing its use and proposing a better way of using the land. The analyzes carried out, organized in episodes, show that, when proposing situations before which students feel the need, arising from their experience, to solve them, it can foster the development of theoretical knowledge combined with the context of technical education.
Keywords: Curso Técnico Agropecuário
Educação Matemática
Área
Geometria
Situação Desencadeadora de Aprendizagem
Ciência - Estudo ensino
Agricultural Technical Course
Mathematical Education
Area; Geometry
Triggering Learning Situation
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: MARTINS, Regina Ferreira. Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário. 2020. 140 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
Date of defense: 3-Jun-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoConceitoGeométrico.pdfDissertação de mestrado5.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.