Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Regina Ferreira-
dc.date.accessioned2020-12-21T19:45:54Z-
dc.date.available2020-12-21T19:45:54Z-
dc.date.issued2020-06-03-
dc.identifier.citationMARTINS, Regina Ferreira. Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário. 2020. 140 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734-
dc.description.abstractThis research, developed in the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, with 3rd year students of an Agricultural Technical Course, in the interior of Minas Gerais, aims to acknowledge what they understand, about the concept of area when experiencing planting situations experienced in their study environment. The activities developed were of a teaching and researching character, aiming at the student's learning and the quality of informing his knowledge and new appropriations in the resolution of a triggering situation of learning. It is an intervention research with interpretative analysis of the student's manifestations during the process of analyzing the school's land planted with vegetables, observing its use and proposing a better way of using the land. The analyzes carried out, organized in episodes, show that, when proposing situations before which students feel the need, arising from their experience, to solve them, it can foster the development of theoretical knowledge combined with the context of technical education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurso Técnico Agropecuáriopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSituação Desencadeadora de Aprendizagempt_BR
dc.subjectCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subjectAgricultural Technical Course-
dc.subjectMathematical Education-
dc.subjectArea; Geometry-
dc.subjectTriggering Learning Situation-
dc.titleEstudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuáriopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the geometric concept of area in an agricultural technical coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sandra Aparecida Fraga da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925543021493982pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com estudantes de 3º ano de um Curso Técnico Agropecuário, no interior de Minas Gerais, tem como objetivo compreender qual o entendimento, possuem sobre o conceito de área ao vivenciarem situações de plantios em seu ambiente de estudo. As atividades desenvolvidas foram de caráter de ensino e pesquisa, objetivando a aprendizagem do estudante e à qualidade de informar seus conhecimentos e novas apropriações na resolução de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com análise interpretativa das manifestações dos estudantes durante o processo de análise do terreno da escola plantado com hortaliças, observação de seu aproveitamento e proposição de uma melhor forma de aproveitamento do terreno. As análises realizadas, organizadas em episódios, evidenciam que, quando se propõe situações perante as quais os estudantes sentem necessidade, advinda de sua vivência, para resolvê-las, pode propiciar o desenvolvimento de um conhecimento teórico aliado ao contexto do ensino técnico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration140pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504pt_BR
dc.orcid.putcode85653429-
dc.crossref.doibatchidf4b93d94-0a63-4bd4-b55a-bd8dd4b04a3e-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoConceitoGeométrico.pdfDissertação de mestrado5.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.