Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5295-7264
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário
Título (s) alternativo (s): Study of the geometric concept of area in an agricultural technical course
Autor: Martins, Regina Ferreira
Primer orientador: Marco, Fabiana Fiorezi de
Primer miembro de la banca: Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Cristiane Coppe de
Resumen: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com estudantes de 3º ano de um Curso Técnico Agropecuário, no interior de Minas Gerais, tem como objetivo compreender qual o entendimento, possuem sobre o conceito de área ao vivenciarem situações de plantios em seu ambiente de estudo. As atividades desenvolvidas foram de caráter de ensino e pesquisa, objetivando a aprendizagem do estudante e à qualidade de informar seus conhecimentos e novas apropriações na resolução de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com análise interpretativa das manifestações dos estudantes durante o processo de análise do terreno da escola plantado com hortaliças, observação de seu aproveitamento e proposição de uma melhor forma de aproveitamento do terreno. As análises realizadas, organizadas em episódios, evidenciam que, quando se propõe situações perante as quais os estudantes sentem necessidade, advinda de sua vivência, para resolvê-las, pode propiciar o desenvolvimento de um conhecimento teórico aliado ao contexto do ensino técnico.
Abstract: This research, developed in the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, with 3rd year students of an Agricultural Technical Course, in the interior of Minas Gerais, aims to acknowledge what they understand, about the concept of area when experiencing planting situations experienced in their study environment. The activities developed were of a teaching and researching character, aiming at the student's learning and the quality of informing his knowledge and new appropriations in the resolution of a triggering situation of learning. It is an intervention research with interpretative analysis of the student's manifestations during the process of analyzing the school's land planted with vegetables, observing its use and proposing a better way of using the land. The analyzes carried out, organized in episodes, show that, when proposing situations before which students feel the need, arising from their experience, to solve them, it can foster the development of theoretical knowledge combined with the context of technical education.
Palabras clave: Curso Técnico Agropecuário
Educação Matemática
Área
Geometria
Situação Desencadeadora de Aprendizagem
Ciência - Estudo ensino
Agricultural Technical Course
Mathematical Education
Area; Geometry
Triggering Learning Situation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Tema: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: MARTINS, Regina Ferreira. Estudo do conceito geométrico de área em um curso técnico agropecuário. 2020. 140 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.504
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30734
Fecha de defensa: 3-jun-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoConceitoGeométrico.pdfDissertação de mestrado5.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.