Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7021-347X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical
Autor(es): Lima, Samuel Alexandre Alves de
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Morato, Cintia Thais
Segundo membro da banca: Cintra, Celso Luiz de Araujo
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral delinear a compreensão e o lugar da escuta musical no ensino-aprendizagem de música em um conjunto de 24 estudos publicados em três periódicos da área da educação musical desde o início do século XXI. Propõe-se, como objetivos específicos, mapear os temas aos quais a escuta está associada; localizar diferenças entre os modos e características de escuta apresentadas nos artigos selecionados; localizar concepções (filosóficas, sociológicas, musicológicas, educativo-musicais) dos autores das pesquisas selecionadas quanto à escuta; entender os objetivos das produções científicas ao trabalharem a escuta; reconhecer fundamentos teóricos que embasam produções científicas da área sobre escuta; identificar processos de ensino-aprendizagem da escuta divulgados na área. Os aspectos metodológicos tiveram como base a Teoria Social de Marx (2004; 2007), e foram operacionalizados com as técnicas da “leitura imanente” (LESSA, 2007) e do fichamento estruturado. Concluiu-se que a escuta musical ocupa, de forma geral, um lugar instrumental na pesquisa e no ensino-aprendizagem de música. Os estudos analisados, que em sua maioria foram quantitativos, pouco exploraram a dimensão social da escuta, se voltando a aspectos psicológicos e individuais da percepção musical. A referência oculta de um ideal de ouvido foi detectada, o que ratificou a hipótese do eurocentrismo como elemento basilar no pensamento e na prática pedagógico-musical em torno da escuta.
Palavras-chave: Escuta musical
Educação do ouvido
Educação musical
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671
Data de defesa: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinarAOuvir.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons