Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Samuel Alexandre Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T17:20:23Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T17:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Escuta musical | pt_BR |
dc.subject | Educação do ouvido | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.title | Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322704834432201 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo geral delinear a compreensão e o lugar da escuta musical no ensino-aprendizagem de música em um conjunto de 24 estudos publicados em três periódicos da área da educação musical desde o início do século XXI. Propõe-se, como objetivos específicos, mapear os temas aos quais a escuta está associada; localizar diferenças entre os modos e características de escuta apresentadas nos artigos selecionados; localizar concepções (filosóficas, sociológicas, musicológicas, educativo-musicais) dos autores das pesquisas selecionadas quanto à escuta; entender os objetivos das produções científicas ao trabalharem a escuta; reconhecer fundamentos teóricos que embasam produções científicas da área sobre escuta; identificar processos de ensino-aprendizagem da escuta divulgados na área. Os aspectos metodológicos tiveram como base a Teoria Social de Marx (2004; 2007), e foram operacionalizados com as técnicas da “leitura imanente” (LESSA, 2007) e do fichamento estruturado. Concluiu-se que a escuta musical ocupa, de forma geral, um lugar instrumental na pesquisa e no ensino-aprendizagem de música. Os estudos analisados, que em sua maioria foram quantitativos, pouco exploraram a dimensão social da escuta, se voltando a aspectos psicológicos e individuais da percepção musical. A referência oculta de um ideal de ouvido foi detectada, o que ratificou a hipótese do eurocentrismo como elemento basilar no pensamento e na prática pedagógico-musical em torno da escuta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 122 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 85409435 | - |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinarAOuvir.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License