Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7021-347X |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
| Autor: | Lima, Samuel Alexandre Alves de |
| Primer orientador: | Gonçalves, Lilia Neves |
| Primer miembro de la banca: | Morato, Cintia Thais |
| Segundo miembro de la banca: | Cintra, Celso Luiz de Araujo |
| Resumen: | Esta monografia tem como objetivo geral delinear a compreensão e o lugar da escuta musical no ensino-aprendizagem de música em um conjunto de 24 estudos publicados em três periódicos da área da educação musical desde o início do século XXI. Propõe-se, como objetivos específicos, mapear os temas aos quais a escuta está associada; localizar diferenças entre os modos e características de escuta apresentadas nos artigos selecionados; localizar concepções (filosóficas, sociológicas, musicológicas, educativo-musicais) dos autores das pesquisas selecionadas quanto à escuta; entender os objetivos das produções científicas ao trabalharem a escuta; reconhecer fundamentos teóricos que embasam produções científicas da área sobre escuta; identificar processos de ensino-aprendizagem da escuta divulgados na área. Os aspectos metodológicos tiveram como base a Teoria Social de Marx (2004; 2007), e foram operacionalizados com as técnicas da “leitura imanente” (LESSA, 2007) e do fichamento estruturado. Concluiu-se que a escuta musical ocupa, de forma geral, um lugar instrumental na pesquisa e no ensino-aprendizagem de música. Os estudos analisados, que em sua maioria foram quantitativos, pouco exploraram a dimensão social da escuta, se voltando a aspectos psicológicos e individuais da percepção musical. A referência oculta de um ideal de ouvido foi detectada, o que ratificou a hipótese do eurocentrismo como elemento basilar no pensamento e na prática pedagógico-musical em torno da escuta. |
| Palabras clave: | Escuta musical Educação do ouvido Educação musical |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 |
| Fecha de defensa: | 11-dic-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinarAOuvir.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
