Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7021-347X |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
| Author: | Lima, Samuel Alexandre Alves de |
| First Advisor: | Gonçalves, Lilia Neves |
| First member of the Committee: | Morato, Cintia Thais |
| Second member of the Committee: | Cintra, Celso Luiz de Araujo |
| Summary: | Esta monografia tem como objetivo geral delinear a compreensão e o lugar da escuta musical no ensino-aprendizagem de música em um conjunto de 24 estudos publicados em três periódicos da área da educação musical desde o início do século XXI. Propõe-se, como objetivos específicos, mapear os temas aos quais a escuta está associada; localizar diferenças entre os modos e características de escuta apresentadas nos artigos selecionados; localizar concepções (filosóficas, sociológicas, musicológicas, educativo-musicais) dos autores das pesquisas selecionadas quanto à escuta; entender os objetivos das produções científicas ao trabalharem a escuta; reconhecer fundamentos teóricos que embasam produções científicas da área sobre escuta; identificar processos de ensino-aprendizagem da escuta divulgados na área. Os aspectos metodológicos tiveram como base a Teoria Social de Marx (2004; 2007), e foram operacionalizados com as técnicas da “leitura imanente” (LESSA, 2007) e do fichamento estruturado. Concluiu-se que a escuta musical ocupa, de forma geral, um lugar instrumental na pesquisa e no ensino-aprendizagem de música. Os estudos analisados, que em sua maioria foram quantitativos, pouco exploraram a dimensão social da escuta, se voltando a aspectos psicológicos e individuais da percepção musical. A referência oculta de um ideal de ouvido foi detectada, o que ratificou a hipótese do eurocentrismo como elemento basilar no pensamento e na prática pedagógico-musical em torno da escuta. |
| Keywords: | Escuta musical Educação do ouvido Educação musical |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 |
| Date of defense: | 11-Dec-2020 |
| Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinarAOuvir.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
