Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3290-689X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura
Título(s) alternativo(s): Experiences of learning to teach music classes before entering a degree course
Autor(es): Oliveira, João Paulo de Rezende
Primeiro orientador: Deus, José Soares de
Primeiro membro da banca: Schambeck, Regina Finck
Segundo membro da banca: Morato, Cintia Thais
Resumo: O presente estudo discute a formação pedagógico-musical de professores de música em formação anterior a Licenciatura de quatro estudantes do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscou analisar como estes professores de música em formação elaboraram, construíram suas próprias formas de ministrar aulas de música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso único e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Para entender como esses professores aprendem e se formam foi utilizada a teoria do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb como referencial teórico. Afirmando que existam três etapas de formação do professor de música (antes, durante e depois da Licenciatura), foram identificadas três fases que perpassam o primeiro momento (antes da Licenciatura): (1) construindo um modelo pedagógico-musical para aulas de música; (2) experiências iniciais em sala de aula; (3) estabilizando o trabalho docente. Outras pesquisas são sugeridas como forma de aprofundar o assunto que é pouco discutido na área de pedagogia da música.
Abstract: The study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy.
Palavras-chave: Professor de música em formação
Música
Aprendizagem experiencial
Prática pedagógico-musical
Ciclo de formação do professor de música
Student music teacher preparation
Experiential learning
Student music teacher preparation cycle
Pedagogical-musical pratice
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Assunto: Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: OLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
Data de defesa: 6-Set-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperiênciasDeAprender.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.