Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, João Paulo de Rezende | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T21:52:18Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T21:52:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471 | - |
dc.description.abstract | The study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor de música em formação | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experiencial | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógico-musical | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de formação do professor de música | pt_BR |
dc.subject | Student music teacher preparation | pt_BR |
dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
dc.subject | Student music teacher preparation cycle | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical-musical pratice | pt_BR |
dc.title | Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences of learning to teach music classes before entering a degree course | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Deus, José Soares de | - |
dc.contributor.referee1 | Schambeck, Regina Finck | - |
dc.contributor.referee2 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540906P6&tokenCaptchar=03AOLTBLRC1khh7Pv_-YZGoxoUMBo54zDu5N7wShJO65rkXx71280wHxcBciN3GsW2UpVSt0cT1IKBtAjeqDCk6Ga63N2EdcbBrp7AUcOl4-uJnHgPm_7qSBZx1pcTQdSE2BBAuDV3dQnbnZ2uuSeF4z1yWMKts0_cKcyGrH91VcvGop3rN67SBgXuWkveB2V4lWoYVdtkFaDGB_vx66PtSRrKNLWufS9Zzg8hmt9ES41OfO6i5O7tDYgbC8X7dDiqgLxgUA9a002N3ZT-SDuXyCjKf0gODV1WKmn7hnQsjORx3K0tRsAfI_U96iUTbvKJB1es_5mVNTAYvHe9Kd-bo6zTz39JeZAR-cuB1LwlR8uKzXE-Ogmi_rI1rd4XYgHTKl_2kLYqU5SK5Ep3RplxLyo_ceB0v72mBV0J28s3sjYRZMxs8v9xj-GmJJrTNc7TpM_LXN8NRAbCApzFSB5ui2AS2UbRk8VG-Xy_ewybgeaQPK8d6O7QyyfYd0O4tzmj_fv4JsnLy_i1 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo discute a formação pedagógico-musical de professores de música em formação anterior a Licenciatura de quatro estudantes do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscou analisar como estes professores de música em formação elaboraram, construíram suas próprias formas de ministrar aulas de música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso único e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Para entender como esses professores aprendem e se formam foi utilizada a teoria do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb como referencial teórico. Afirmando que existam três etapas de formação do professor de música (antes, durante e depois da Licenciatura), foram identificadas três fases que perpassam o primeiro momento (antes da Licenciatura): (1) construindo um modelo pedagógico-musical para aulas de música; (2) experiências iniciais em sala de aula; (3) estabilizando o trabalho docente. Outras pesquisas são sugeridas como forma de aprofundar o assunto que é pouco discutido na área de pedagogia da música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 119 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 84000016 | - |
dc.crossref.doibatchid | 181d2faf-2a9f-40b0-b60d-4395f45e7790 | - |
dc.subject.autorizado | Música | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExperiênciasDeAprender.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.