Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, João Paulo de Rezende-
dc.date.accessioned2020-11-23T21:52:18Z-
dc.date.available2020-11-23T21:52:18Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Paulo de Rezende. Experiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciatura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30471-
dc.description.abstractThe study discusses the musical-pedagogical preparation of four student music teachers from Federal University of Uberlândia before their entrance to the music teacher training course. The research aims to analyse how these pre-service student music teachers built their own ways of teaching before their undergraduate course. The research adopted a qualitative approach. The method employed was a single case study and the procedure for data collection was based on semi-structured interviews. To understand how these student music teachers learned how to become a non-qualified music teacher, we used the theory of experiencial learning as a theoretical framework. By supporting the existence of three musical-pedagogical formation stages (before, during, after undergraduate), we identified three stages across the first moment: (1) building a musical-pedagogical model for music lessons; (2) early experiences in classroom; (3) stabilizing the pedagogical work. Other studies are suggested as a way to expand the knowledge on the subject-matter which is seldom discussed in the area of music pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor de música em formaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagem experiencialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógico-musicalpt_BR
dc.subjectCiclo de formação do professor de músicapt_BR
dc.subjectStudent music teacher preparationpt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectStudent music teacher preparation cyclept_BR
dc.subjectPedagogical-musical praticept_BR
dc.titleExperiências de aprender a dar aulas de música antes do ingresso em curso de licenciaturapt_BR
dc.title.alternativeExperiences of learning to teach music classes before entering a degree coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Deus, José Soares de-
dc.contributor.referee1Schambeck, Regina Finck-
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540906P6&tokenCaptchar=03AOLTBLRC1khh7Pv_-YZGoxoUMBo54zDu5N7wShJO65rkXx71280wHxcBciN3GsW2UpVSt0cT1IKBtAjeqDCk6Ga63N2EdcbBrp7AUcOl4-uJnHgPm_7qSBZx1pcTQdSE2BBAuDV3dQnbnZ2uuSeF4z1yWMKts0_cKcyGrH91VcvGop3rN67SBgXuWkveB2V4lWoYVdtkFaDGB_vx66PtSRrKNLWufS9Zzg8hmt9ES41OfO6i5O7tDYgbC8X7dDiqgLxgUA9a002N3ZT-SDuXyCjKf0gODV1WKmn7hnQsjORx3K0tRsAfI_U96iUTbvKJB1es_5mVNTAYvHe9Kd-bo6zTz39JeZAR-cuB1LwlR8uKzXE-Ogmi_rI1rd4XYgHTKl_2kLYqU5SK5Ep3RplxLyo_ceB0v72mBV0J28s3sjYRZMxs8v9xj-GmJJrTNc7TpM_LXN8NRAbCApzFSB5ui2AS2UbRk8VG-Xy_ewybgeaQPK8d6O7QyyfYd0O4tzmj_fv4JsnLy_i1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute a formação pedagógico-musical de professores de música em formação anterior a Licenciatura de quatro estudantes do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscou analisar como estes professores de música em formação elaboraram, construíram suas próprias formas de ministrar aulas de música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso único e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Para entender como esses professores aprendem e se formam foi utilizada a teoria do ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb como referencial teórico. Afirmando que existam três etapas de formação do professor de música (antes, durante e depois da Licenciatura), foram identificadas três fases que perpassam o primeiro momento (antes da Licenciatura): (1) construindo um modelo pedagógico-musical para aulas de música; (2) experiências iniciais em sala de aula; (3) estabilizando o trabalho docente. Outras pesquisas são sugeridas como forma de aprofundar o assunto que é pouco discutido na área de pedagogia da música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration119pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2443pt_BR
dc.orcid.putcode84000016-
dc.crossref.doibatchid181d2faf-2a9f-40b0-b60d-4395f45e7790-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperiênciasDeAprender.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.