Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30435
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Meus dias , nossos dias...: o desvelar das linhas: constituição e saberes de professoras de Arte
Título (s) alternativo (s): My days, our days...: the unveiling of the lines: constitution and knowledge of art teachers
Autor: Braga, Beloní Cacique
Primer orientador: Cicillini, Graça Aparecida
Primer miembro de la banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo miembro de la banca: Nardini, Heliana Ometto
Resumen: A arte, em sua amplitude e liberdade de leituras, é entendida por alguns como espaço dè livre fazer, de um processo descompromissado com o saber organizado, e portanto, não é necessário um professor especialista. Contrários a esta concepção, nos, propusemos a investigar a constituição de professoras de Arte buscando compreender suas vivências e experiências. Assim, pretendemos investigar como as professoras aprenderam a trabalhar, se constituindo como professoras de Arte; quais saberes possuem e como são articulados na prática docente. A Arte é uma disciplina recentemente legalizada no currículo e em fase de valorização na comunidade escolar e científica, as participantes da pesquisa elegeram um espaço intersticial de formação continuada como local de troca e convivência, no qual os saberes da prática e as discussões teórico-metodológicos são discutidos. A pesquisa foi realizada com a participação de quatro professoras da rede municipal de ensino comprometidas com o grupo de estudos, área de Arte, no CEMEPE - Centro Municipal de Projetos Educacionais Julieta Diniz. A metodologia, que consideramos pertinente para esta investigação, é história oral temática por nos possibilitar dar voz às professoras, que por meio da técnica de entrevista e dos relatos autobiográficos, revelam suas experiências com a arte na infância, nos cursos de formação e na docência. As participantes não se constituem objeto de estudo, mas parceiras de conversas e diálogos.
Abstract: The Art in its enlargement and freedom of reading, it’s understood by some people as a free doing space, an out of sense of commitment with organized knowledge and therefore, it doesn’t need a specialist teacher. Opposing to this assumption we propose to investigate the vocational training of Art teachers searching to understand their background knowledge and experiences. Consequently we intend to investigate how the teachers have leamt to work specializing themselves as Art teachers, which information they own and how this is used in practical teaching. The Art is a subject recently legalized in academic record and it’s still in valorization phase for the school and scientifíc community. Those who took part in the research process selected an intersticial space in continuous formation as an exchange of practice and living experiences, when all practical knowledge and debating in theory-methodological are discussed. The research was done with the participation of four teachers from the public school System committed with the study group especially in Art subject, at “CEMEPE - Centro Municipal de Projetos Educacionais Julieta Diniz.” The methodology considered relevant to this investigation it’s a subject matter in oral history by possibility chance of speaking for the teachers, that using interview technique and autobiographic records revealed their experiences in Art in childhood, at graduation and teaching practice. These teachers involved are not study subject but partners of conversation and dialogue.
Palabras clave: Arte
Prática docente
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Professores de arte
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BRAGA, Beloní Cacique. Meus dias , nossos dias...: o desvelar das linhas: constituição e saberes de professoras de Arte. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.70
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.70
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30435
Fecha de defensa: 2005
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MeusDiasNossos.pdfDissertação4.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons