Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30435
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Meus dias , nossos dias...: o desvelar das linhas: constituição e saberes de professoras de Arte |
Título(s) alternativo(s): | My days, our days...: the unveiling of the lines: constitution and knowledge of art teachers |
Autor(es): | Braga, Beloní Cacique |
Primeiro orientador: | Cicillini, Graça Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias |
Segundo membro da banca: | Nardini, Heliana Ometto |
Resumo: | A arte, em sua amplitude e liberdade de leituras, é entendida por alguns como espaço dè livre fazer, de um processo descompromissado com o saber organizado, e portanto, não é necessário um professor especialista. Contrários a esta concepção, nos, propusemos a investigar a constituição de professoras de Arte buscando compreender suas vivências e experiências. Assim, pretendemos investigar como as professoras aprenderam a trabalhar, se constituindo como professoras de Arte; quais saberes possuem e como são articulados na prática docente. A Arte é uma disciplina recentemente legalizada no currículo e em fase de valorização na comunidade escolar e científica, as participantes da pesquisa elegeram um espaço intersticial de formação continuada como local de troca e convivência, no qual os saberes da prática e as discussões teórico-metodológicos são discutidos. A pesquisa foi realizada com a participação de quatro professoras da rede municipal de ensino comprometidas com o grupo de estudos, área de Arte, no CEMEPE - Centro Municipal de Projetos Educacionais Julieta Diniz. A metodologia, que consideramos pertinente para esta investigação, é história oral temática por nos possibilitar dar voz às professoras, que por meio da técnica de entrevista e dos relatos autobiográficos, revelam suas experiências com a arte na infância, nos cursos de formação e na docência. As participantes não se constituem objeto de estudo, mas parceiras de conversas e diálogos. |
Abstract: | The Art in its enlargement and freedom of reading, it’s understood by some people as a free doing space, an out of sense of commitment with organized knowledge and therefore, it doesn’t need a specialist teacher. Opposing to this assumption we propose to investigate the vocational training of Art teachers searching to understand their background knowledge and experiences. Consequently we intend to investigate how the teachers have leamt to work specializing themselves as Art teachers, which information they own and how this is used in practical teaching. The Art is a subject recently legalized in academic record and it’s still in valorization phase for the school and scientifíc community. Those who took part in the research process selected an intersticial space in continuous formation as an exchange of practice and living experiences, when all practical knowledge and debating in theory-methodological are discussed. The research was done with the participation of four teachers from the public school System committed with the study group especially in Art subject, at “CEMEPE - Centro Municipal de Projetos Educacionais Julieta Diniz.” The methodology considered relevant to this investigation it’s a subject matter in oral history by possibility chance of speaking for the teachers, that using interview technique and autobiographic records revealed their experiences in Art in childhood, at graduation and teaching practice. These teachers involved are not study subject but partners of conversation and dialogue. |
Palavras-chave: | Arte Prática docente |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Professores de arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | BRAGA, Beloní Cacique. Meus dias , nossos dias...: o desvelar das linhas: constituição e saberes de professoras de Arte. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.70 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.70 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30435 |
Data de defesa: | 2005 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MeusDiasNossos.pdf | Dissertação | 4.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons