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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6911-7122
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Adoção de solução de business intelligence em uma operação de atendimento de uma empresa de telecomunicações
Alternate title (s): Adoption of business intelligence solution in a service operation of a telecommunications company
Author: Lois, Karlla Ferreira
First Advisor: Lopes, José Eduardo Ferreira
First member of the Committee: Ruy, Marcelo
Second member of the Committee: Santos, Camila Assunção
Summary: O objetivo deste relato técnico é descrever a implantação e o desenvolvimento de dashboards em ferramentas diferentes sob o ponto de vista de criação de ambiente de BI (business intelligence) para gerenciamento dos indicadores de atendimento em uma empresa de telecomunicações. Para isso, foram realizadas construção de dashboards e ambiente de BI utilizando algumas ferramentas, e a migração de Qlik View para Spotfire. Após a implantação da ferramenta, foi descrita a evolução na produção de relatórios e dashboards, e as tomadas de decisão. As conclusões foram que, utilizando BI, foi possível melhorar as análises de dados da empresa com diminuição de erros, aumento de acertividade em percentuais de ligações retidas e transferidas, tomadas de decisões rápidas e, como consequência, aumento de lucratividade.
Abstract: The purpose of this technical report is to describe the implementation and development of dashboards in different tools from the point of view of creating a BI (business intelligence) environment for managing service indicators in a telecommunications company. For this, construction of dashboards and BI environment was carried out using some tools, and the migration from Qlik View to Spotfire. After the implementation of the tool, the evolution in the production of reports and dashboards, and decision making were described. The conclusions were that, using BI, it was possible to improve the analysis of company data with a reduction in errors, an increase in accuracy in percentages of retained and transferred calls, quick decision making and, as a consequence, increased profitability.
Keywords: Business intelligence
Relatórios
Dashboards
Reports
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOIS, Karlla Ferreira. Adoção de solução de business intelligence em uma operação de atendimento de uma empresa de telecomunicações. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30307
Date of defense: 28-Oct-2020
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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