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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6911-7122
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Adoção de solução de business intelligence em uma operação de atendimento de uma empresa de telecomunicações
Título(s) alternativo(s): Adoption of business intelligence solution in a service operation of a telecommunications company
Autor(es): Lois, Karlla Ferreira
Primeiro orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Ruy, Marcelo
Segundo membro da banca: Santos, Camila Assunção
Resumo: O objetivo deste relato técnico é descrever a implantação e o desenvolvimento de dashboards em ferramentas diferentes sob o ponto de vista de criação de ambiente de BI (business intelligence) para gerenciamento dos indicadores de atendimento em uma empresa de telecomunicações. Para isso, foram realizadas construção de dashboards e ambiente de BI utilizando algumas ferramentas, e a migração de Qlik View para Spotfire. Após a implantação da ferramenta, foi descrita a evolução na produção de relatórios e dashboards, e as tomadas de decisão. As conclusões foram que, utilizando BI, foi possível melhorar as análises de dados da empresa com diminuição de erros, aumento de acertividade em percentuais de ligações retidas e transferidas, tomadas de decisões rápidas e, como consequência, aumento de lucratividade.
Abstract: The purpose of this technical report is to describe the implementation and development of dashboards in different tools from the point of view of creating a BI (business intelligence) environment for managing service indicators in a telecommunications company. For this, construction of dashboards and BI environment was carried out using some tools, and the migration from Qlik View to Spotfire. After the implementation of the tool, the evolution in the production of reports and dashboards, and decision making were described. The conclusions were that, using BI, it was possible to improve the analysis of company data with a reduction in errors, an increase in accuracy in percentages of retained and transferred calls, quick decision making and, as a consequence, increased profitability.
Palavras-chave: Business intelligence
Relatórios
Dashboards
Reports
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOIS, Karlla Ferreira. Adoção de solução de business intelligence em uma operação de atendimento de uma empresa de telecomunicações. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30307
Data de defesa: 28-Out-2020
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