Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Alfabetização Científica em contextos da Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Scientific literacy in early childhood contexts.
Autor(es): Oliveira, Sarah de Freitas
Primeiro orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primeiro membro da banca: John Scheid, Neusa Maria
Segundo membro da banca: Saramago Oliveira, Guilherme
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar como acontece a alfabetização científica em contextos da Educação Infantil. Dessa maneira, numa abordagem qualitativa, por meio da metodologia de Estudo de Caso, investigamos atividades formativas vivenciadas em uma escola que adota a Pedagogia por Projetos. A produção de dados foi realizada no período de fevereiro a novembro de 2019 e as análises permitiram configurar algumas características importantes para o processo de alfabetização científica. Para a efetividade da alfabetização científica na Educação Infantil, é necessário considerar algumas peculiaridades e necessidades das crianças, tais como: os vínculos com o cotidiano, o desenvolvimento cognitivo e as interações entre as crianças e os objetos de aprendizagem, entre elas próprias e com os professores. A partir das características definidas, sistematizamos um conjunto de indicadores, com atributos e perspectivas que consideramos relevantes para os múltiplos contextos da Educação Infantil e à promoção da alfabetização científica.
Abstract: This work had as general objective to analyze how scientific literacy happens in contexts of Early Childhood Education. In this way, in a qualitative approach, through the Case Study methodology, we investigate training activities experienced in a school that adopts Pedagogy by Projects. Data production was carried out from February to November 2019 and the analyzes allowed to configure some important characteristics for the scientific literacy process. For the effectiveness of scientific literacy in Early Childhood Education, it is necessary to consider some peculiarities and needs of children, such as: links with daily life, cognitive development and interactions between children and learning objects, among themselves and with teachers. Based on the defined characteristics, we systematized a set of indicators, with attributes and perspectives that we consider relevant to the multiple contexts of Early Childhood Education and the promotion of scientific literacy.
Palavras-chave: Alfabetização Científica
Indicadores de alfabetização científica
Educação Infantil
Pedagogia por projetos
Scientific literacy
Scientific literacy indicators
Child education
Pedagogy by projects
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Sarah de Freitas. Alfabetização Científica em contextos da Educação Infantil. 2020.100f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.600
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.600
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258
Data de defesa: 27-Ago-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizaçãoCientíficaContextos.pdf4.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons