Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Sarah de Freitas-
dc.date.accessioned2020-11-03T23:19:03Z-
dc.date.available2020-11-03T23:19:03Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sarah de Freitas. Alfabetização Científica em contextos da Educação Infantil. 2020.100f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.600pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30258-
dc.description.abstractThis work had as general objective to analyze how scientific literacy happens in contexts of Early Childhood Education. In this way, in a qualitative approach, through the Case Study methodology, we investigate training activities experienced in a school that adopts Pedagogy by Projects. Data production was carried out from February to November 2019 and the analyzes allowed to configure some important characteristics for the scientific literacy process. For the effectiveness of scientific literacy in Early Childhood Education, it is necessary to consider some peculiarities and needs of children, such as: links with daily life, cognitive development and interactions between children and learning objects, among themselves and with teachers. Based on the defined characteristics, we systematized a set of indicators, with attributes and perspectives that we consider relevant to the multiple contexts of Early Childhood Education and the promotion of scientific literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectIndicadores de alfabetização científicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia por projetospt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectScientific literacy indicatorspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPedagogy by projectspt_BR
dc.titleAlfabetização Científica em contextos da Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy in early childhood contexts.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee1John Scheid, Neusa Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917pt_BR
dc.contributor.referee2Saramago Oliveira, Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437629791860623pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral analisar como acontece a alfabetização científica em contextos da Educação Infantil. Dessa maneira, numa abordagem qualitativa, por meio da metodologia de Estudo de Caso, investigamos atividades formativas vivenciadas em uma escola que adota a Pedagogia por Projetos. A produção de dados foi realizada no período de fevereiro a novembro de 2019 e as análises permitiram configurar algumas características importantes para o processo de alfabetização científica. Para a efetividade da alfabetização científica na Educação Infantil, é necessário considerar algumas peculiaridades e necessidades das crianças, tais como: os vínculos com o cotidiano, o desenvolvimento cognitivo e as interações entre as crianças e os objetos de aprendizagem, entre elas próprias e com os professores. A partir das características definidas, sistematizamos um conjunto de indicadores, com atributos e perspectivas que consideramos relevantes para os múltiplos contextos da Educação Infantil e à promoção da alfabetização científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.600pt_BR
dc.crossref.doibatchid2af61bd1-0514-4bcf-8db5-3fdac02baf28-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlfabetizaçãoCientíficaContextos.pdf4.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons