Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internet
Alternate title (s): Not everything that falls on the net is fish: teaching knowledge and educational possibilities on / from the internet
Author: Calixto, Aldecí Cacique
First Advisor: Souza Junior, Arlindo José de
First member of the Committee: Quartiero, Elisa Maria
Second member of the Committee: Cicillini, Graça Aparecida
Summary: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTIC) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados, novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Ao associarmos o uso da Internet e a prática docente, estamos apoiados na idéia de que a incorporação dessa NTIC no processo educativo não se realiza transformando o professor em eficiente técnico em informática, mas na mobilização dos saberes dos docentes. O que se conjectura é que, a partir da necessidade pedagógica, mobilizam-se saberes, que por sua vez descortinarão outras possibilidades e necessidades, num processo de idas e vindas, de reflexão na e sobre a prática. Portanto, pretende-se investigar: (a) Quais são as possibilidades educativas na/da Internet? (b) Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da Internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltados para uso da Internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002.
Abstract: The new communication and infoimatíon technologies (NCIT) have made changes in the human beings, by developing new markets, new ways of interaction between the people and the world. We have got to ask ourselves what possibilities and limits are offered by those technologies to the educational practice, noticing that we can’t choose not to have them anymore. ., , , As we associate the use of the Internet with docent s practice, we are supported by the idea which says that the NCIT incorporation happens in the educational process, by not change the teacher into an efficient computing technician, but in the teacher’s knowledge’s mobilization We suppose that because of the pedagogical needs, knowledges are moved on, which show up other possibilities and necessities as well in an endless process of reconsideration for education practice. So, we want to fínd out: (a) What are the educational possibilities on/of the Internet? (b) What knowledges are moved by the teachers who use the Internet as an educational resour ce? B y the time we understand the importance of the coUective to the docenfs knowledges’s mobilization, consequently, we choose to make a qualitative research with a cooperated The research was made in cooperation with teachers who discussed the topic together and were involved in practical activities on the Internet from September 2001 to December 2002.
Keywords: Novas tecnologias de comunicação e informação
Prática educativa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Internet na educação
Práticas educativas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CALIXTO, Aldecí Cacique. Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internet. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210
Date of defense: 2003
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NemTudoQue.pdf10.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons