Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCalixto, Aldecí Cacique-
dc.date.accessioned2020-10-26T12:05:07Z-
dc.date.available2020-10-26T12:05:07Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCALIXTO, Aldecí Cacique. Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internet. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210-
dc.description.abstractThe new communication and infoimatíon technologies (NCIT) have made changes in the human beings, by developing new markets, new ways of interaction between the people and the world. We have got to ask ourselves what possibilities and limits are offered by those technologies to the educational practice, noticing that we can’t choose not to have them anymore. ., , , As we associate the use of the Internet with docent s practice, we are supported by the idea which says that the NCIT incorporation happens in the educational process, by not change the teacher into an efficient computing technician, but in the teacher’s knowledge’s mobilization We suppose that because of the pedagogical needs, knowledges are moved on, which show up other possibilities and necessities as well in an endless process of reconsideration for education practice. So, we want to fínd out: (a) What are the educational possibilities on/of the Internet? (b) What knowledges are moved by the teachers who use the Internet as an educational resour ce? B y the time we understand the importance of the coUective to the docenfs knowledges’s mobilization, consequently, we choose to make a qualitative research with a cooperated The research was made in cooperation with teachers who discussed the topic together and were involved in practical activities on the Internet from September 2001 to December 2002.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNovas tecnologias de comunicação e informaçãopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleNem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internetpt_BR
dc.title.alternativeNot everything that falls on the net is fish: teaching knowledge and educational possibilities on / from the internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee1Quartiero, Elisa Maria-
dc.contributor.referee2Cicillini, Graça Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7627890786869607pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTIC) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados, novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Ao associarmos o uso da Internet e a prática docente, estamos apoiados na idéia de que a incorporação dessa NTIC no processo educativo não se realiza transformando o professor em eficiente técnico em informática, mas na mobilização dos saberes dos docentes. O que se conjectura é que, a partir da necessidade pedagógica, mobilizam-se saberes, que por sua vez descortinarão outras possibilidades e necessidades, num processo de idas e vindas, de reflexão na e sobre a prática. Portanto, pretende-se investigar: (a) Quais são as possibilidades educativas na/da Internet? (b) Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da Internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltados para uso da Internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration166pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73pt_BR
dc.crossref.doibatchid32985e82-3cc5-4703-bfb0-8b25c48b4f2b-
dc.subject.autorizadoInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPráticas educativaspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NemTudoQue.pdf10.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons