Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Calixto, Aldecí Cacique | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T12:05:07Z | - |
dc.date.available | 2020-10-26T12:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | CALIXTO, Aldecí Cacique. Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internet. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30210 | - |
dc.description.abstract | The new communication and infoimatíon technologies (NCIT) have made changes in the human beings, by developing new markets, new ways of interaction between the people and the world. We have got to ask ourselves what possibilities and limits are offered by those technologies to the educational practice, noticing that we can’t choose not to have them anymore. ., , , As we associate the use of the Internet with docent s practice, we are supported by the idea which says that the NCIT incorporation happens in the educational process, by not change the teacher into an efficient computing technician, but in the teacher’s knowledge’s mobilization We suppose that because of the pedagogical needs, knowledges are moved on, which show up other possibilities and necessities as well in an endless process of reconsideration for education practice. So, we want to fínd out: (a) What are the educational possibilities on/of the Internet? (b) What knowledges are moved by the teachers who use the Internet as an educational resour ce? B y the time we understand the importance of the coUective to the docenfs knowledges’s mobilization, consequently, we choose to make a qualitative research with a cooperated The research was made in cooperation with teachers who discussed the topic together and were involved in practical activities on the Internet from September 2001 to December 2002. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Novas tecnologias de comunicação e informação | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.title | Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na/da internet | pt_BR |
dc.title.alternative | Not everything that falls on the net is fish: teaching knowledge and educational possibilities on / from the internet | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza Junior, Arlindo José de | - |
dc.contributor.referee1 | Quartiero, Elisa Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Cicillini, Graça Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7627890786869607 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTIC) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados, novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Ao associarmos o uso da Internet e a prática docente, estamos apoiados na idéia de que a incorporação dessa NTIC no processo educativo não se realiza transformando o professor em eficiente técnico em informática, mas na mobilização dos saberes dos docentes. O que se conjectura é que, a partir da necessidade pedagógica, mobilizam-se saberes, que por sua vez descortinarão outras possibilidades e necessidades, num processo de idas e vindas, de reflexão na e sobre a prática. Portanto, pretende-se investigar: (a) Quais são as possibilidades educativas na/da Internet? (b) Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da Internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltados para uso da Internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 166 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.73 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 32985e82-3cc5-4703-bfb0-8b25c48b4f2b | - |
dc.subject.autorizado | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Práticas educativas | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NemTudoQue.pdf | 10.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons