Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6847-059X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna |
Autor(es): | Corrêa, Rafaela Gomide |
Primeiro orientador: | Souza, Ana Marta de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Francisco José de |
Segundo membro da banca: | Andrade, João Rodrigo |
Resumo: | A indústria automobilística vem sofrendo vários avanços, entretanto, ainda existem melhorias a serem alcançadas, principalmente na conversão de energia química em energia mecânica, que hoje é de, no máximo, 40%. Uma maior eficiência do motor implica, também, em redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Um dos fatores que contribuem para a melhoria na eficiência do motor, é uma combustão rápida e completa. Ela é influenciada pelo escoamento no cilindro e a turbulência, que pode aumentar a velocidade de propagação da chama, gerando uma combustão mais eficiente. A turbulência pode ser gerada ou potencializada por um ou mais padrões de escoamento dentro do cilindro, como swirl e tumble. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é o estudo do escoamento de ar no duto de admissão e no interior do cilindro de um motor de combustão interna. Devido aos avanços na Fluidodinâmica Computacional (CFD) no estudo de motores, esta foi utilizada e os resultados foram comparados com dados experimentais presentes na literatura, para validar o modelo k-ω SST, que foi o utilizado. O principal parâmetro avaliado foi o coeficiente de descarga e o resultado obtido numericamente foi coerente com o experimental. Além disso, foi possível avaliar a vazão mássica e energia cinética turbulenta. Ambas apresentaram resultados coerentes com a física do problema, validando, assim, o modelo utilizado. Por fim, foi possível verificar os padrões de vórtices presentes no escoamento, caracterizado por vórtices em torno de eixos horizontais e na região da válvula. |
Palavras-chave: | Motor de combustão interna Coeficiente de descarga Escoamento turbulento Validação experimental Fluidodinâmica computacional k-ω SST |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CORREA, Rafaela Gomide. Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964 |
Data de defesa: | 24-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoNumericoEscoamento.pdf | TCC | 2.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons