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dc.creatorCorrêa, Rafaela Gomide-
dc.date.accessioned2020-09-28T16:13:37Z-
dc.date.available2020-09-28T16:13:37Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationCORREA, Rafaela Gomide. Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectCoeficiente de descargapt_BR
dc.subjectEscoamento turbulentopt_BR
dc.subjectValidação experimentalpt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectk-ω SSTpt_BR
dc.titleEstudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão internapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee2Andrade, João Rodrigo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA indústria automobilística vem sofrendo vários avanços, entretanto, ainda existem melhorias a serem alcançadas, principalmente na conversão de energia química em energia mecânica, que hoje é de, no máximo, 40%. Uma maior eficiência do motor implica, também, em redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Um dos fatores que contribuem para a melhoria na eficiência do motor, é uma combustão rápida e completa. Ela é influenciada pelo escoamento no cilindro e a turbulência, que pode aumentar a velocidade de propagação da chama, gerando uma combustão mais eficiente. A turbulência pode ser gerada ou potencializada por um ou mais padrões de escoamento dentro do cilindro, como swirl e tumble. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é o estudo do escoamento de ar no duto de admissão e no interior do cilindro de um motor de combustão interna. Devido aos avanços na Fluidodinâmica Computacional (CFD) no estudo de motores, esta foi utilizada e os resultados foram comparados com dados experimentais presentes na literatura, para validar o modelo k-ω SST, que foi o utilizado. O principal parâmetro avaliado foi o coeficiente de descarga e o resultado obtido numericamente foi coerente com o experimental. Além disso, foi possível avaliar a vazão mássica e energia cinética turbulenta. Ambas apresentaram resultados coerentes com a física do problema, validando, assim, o modelo utilizado. Por fim, foi possível verificar os padrões de vórtices presentes no escoamento, caracterizado por vórtices em torno de eixos horizontais e na região da válvula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.orcid.putcode81096502-
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