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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Corrêa, Rafaela Gomide | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T16:13:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28T16:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Rafaela Gomide. Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Coeficiente de descarga | pt_BR |
dc.subject | Escoamento turbulento | pt_BR |
dc.subject | Validação experimental | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject | k-ω SST | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3522162933152053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Francisco José de | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, João Rodrigo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A indústria automobilística vem sofrendo vários avanços, entretanto, ainda existem melhorias a serem alcançadas, principalmente na conversão de energia química em energia mecânica, que hoje é de, no máximo, 40%. Uma maior eficiência do motor implica, também, em redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Um dos fatores que contribuem para a melhoria na eficiência do motor, é uma combustão rápida e completa. Ela é influenciada pelo escoamento no cilindro e a turbulência, que pode aumentar a velocidade de propagação da chama, gerando uma combustão mais eficiente. A turbulência pode ser gerada ou potencializada por um ou mais padrões de escoamento dentro do cilindro, como swirl e tumble. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é o estudo do escoamento de ar no duto de admissão e no interior do cilindro de um motor de combustão interna. Devido aos avanços na Fluidodinâmica Computacional (CFD) no estudo de motores, esta foi utilizada e os resultados foram comparados com dados experimentais presentes na literatura, para validar o modelo k-ω SST, que foi o utilizado. O principal parâmetro avaliado foi o coeficiente de descarga e o resultado obtido numericamente foi coerente com o experimental. Além disso, foi possível avaliar a vazão mássica e energia cinética turbulenta. Ambas apresentaram resultados coerentes com a física do problema, validando, assim, o modelo utilizado. Por fim, foi possível verificar os padrões de vórtices presentes no escoamento, caracterizado por vórtices em torno de eixos horizontais e na região da válvula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81096502 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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