Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6847-059X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna
Autor: Corrêa, Rafaela Gomide
Primer orientador: Souza, Ana Marta de
Primer miembro de la banca: Souza, Francisco José de
Segundo miembro de la banca: Andrade, João Rodrigo
Resumen: A indústria automobilística vem sofrendo vários avanços, entretanto, ainda existem melhorias a serem alcançadas, principalmente na conversão de energia química em energia mecânica, que hoje é de, no máximo, 40%. Uma maior eficiência do motor implica, também, em redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Um dos fatores que contribuem para a melhoria na eficiência do motor, é uma combustão rápida e completa. Ela é influenciada pelo escoamento no cilindro e a turbulência, que pode aumentar a velocidade de propagação da chama, gerando uma combustão mais eficiente. A turbulência pode ser gerada ou potencializada por um ou mais padrões de escoamento dentro do cilindro, como swirl e tumble. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é o estudo do escoamento de ar no duto de admissão e no interior do cilindro de um motor de combustão interna. Devido aos avanços na Fluidodinâmica Computacional (CFD) no estudo de motores, esta foi utilizada e os resultados foram comparados com dados experimentais presentes na literatura, para validar o modelo k-ω SST, que foi o utilizado. O principal parâmetro avaliado foi o coeficiente de descarga e o resultado obtido numericamente foi coerente com o experimental. Além disso, foi possível avaliar a vazão mássica e energia cinética turbulenta. Ambas apresentaram resultados coerentes com a física do problema, validando, assim, o modelo utilizado. Por fim, foi possível verificar os padrões de vórtices presentes no escoamento, caracterizado por vórtices em torno de eixos horizontais e na região da válvula.
Palabras clave: Motor de combustão interna
Coeficiente de descarga
Escoamento turbulento
Validação experimental
Fluidodinâmica computacional
k-ω SST
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CORREA, Rafaela Gomide. Estudo numérico do escoamento de ar em um motor de combustão interna. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29964
Fecha de defensa: 24-sep-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoNumericoEscoamento.pdfTCC2.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons