Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5705-5430
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar
Título(s) alternativo(s): The textual production of 5th grade students in a complex and transdisciplinary approach
Autor(es): Althaus, Iveliny Carvalho de Faria
Primeiro orientador: Araújo, Maurício Viana de
Primeiro membro da banca: Santos, Gilson José dos
Segundo membro da banca: Brauer, Karin Claudia Nin
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno produção textual, nos gêneros memória e relato de experiência, de alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e do campo do Distrito Federal. Nela, busquei uma compreensão da essência desse fenômeno nas experiências vividas pelos alunos e pela professora, numa perspectiva complexa e transdisciplinar. Teoricamente, esta investigação se baseia na epistemologia da transdisciplinaridade (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO, 1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) e MORAES (2010; 2012), epistemologia da complexidade (MORIN, 2007; 2008), (PETRAGLIA, 2013), com ênfase na auto-hetero-ecoformação (PINEAU, 2003); (SOMMERMAN, 2003); (GALVANI, 2002) e na autopoiésis (MATURANA, 1999); (MATURANA e VARELA, 1995); (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997), (KOCH e ELIAS, 2015) fundamentaram a abordagem adotada nos desenvolvimentos das atividades textuais dos alunos. A linha metodológica adotada foi a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) baseada em (FREIRE, 2012) e (van MANEN, 1990), que consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa na qual se busca descrever e interpretar as experiências vividas pelos sujeitos, tendo em vista a compreensão da essência do fenômeno investigado, seguindo as etapas do ciclo de validação: da textualização, refinamento e ressignificação e definição de temas hermenêutico-fenomenológicos complexos. A proposta interventiva, enquanto instrumento de planejamento da prática pedagógica das aulas de produção de textos, foram estruturadas de acordo com a pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2009) e (SAVIANI, 2003) e por meio da unidade didática, seguindo as etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Essa pesquisa revelou que o fenômeno investigado está representado por meio dos temas: trabalho, dinheiro, família, comida, cicatriz, vida, animais, amizade e dificuldades.
Abstract: This work aims to describe and interpret the phenomenon of textual production through memories and experience report genres, by students of the fifth grade of a public elementary school from the area of the Federal District. In this study, I sought to understand the essence of life experiences of students end the teacher, in a textual production teaching learning, in a complex and transdisciplinary way. Theoretically, this investigation is based on the transdisciplinarity epistemology (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO,1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) and MORAES (2010;2012), the complexity epistemology (MORIN, 2007, 2008), (PETRAGLIA, 2013), with emphasis in self-hetero-eco formation (PINEAU,2003), (SOMMERMAN, 2003), (GALVANI,2002), and in Autopoiesis (MATURANA, 1999), MATURANA and VARELA (1995), (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997) and (KOCH & ELIAS, 2015) are the basis of the textual approach. The research methodological approach was the hermeneutical-phenomenological complex approach (AHFC), based on (FREIRE, 2012 ) and van MANEN (1990), a qualitative research methodology intends to describe and interpret the life experiences with a view to the comprehension of the investigated subject essence, following the cycle of validation steps: textualization, refinement, re-signification and definition of themes. The pedagogical textual intervention was structured according to the critical historical pedagogy (GASPARIN, 2009), (SAVIANI, 2003), by means of teaching unit following the steps: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and final social practice. This research revealed that the investigated phenomenon was represented by the themes: work, money, family, food, scar, life, animals, friendship and difficulty.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
Complexidade
Complexity
Produção de textos
Textual Production
Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa
HermeneuticPhenomenological Complex Approach.
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: ALTHAUS, Iveliny Carvalho de. A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar.2020.144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943
Data de defesa: 27-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoTextualAlunos.pdf11.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.