Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Althaus, Iveliny Carvalho de Faria | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T20:33:42Z | - |
dc.date.available | 2020-09-23T20:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | ALTHAUS, Iveliny Carvalho de. A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar.2020.144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943 | - |
dc.description.abstract | This work aims to describe and interpret the phenomenon of textual production through memories and experience report genres, by students of the fifth grade of a public elementary school from the area of the Federal District. In this study, I sought to understand the essence of life experiences of students end the teacher, in a textual production teaching learning, in a complex and transdisciplinary way. Theoretically, this investigation is based on the transdisciplinarity epistemology (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO,1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) and MORAES (2010;2012), the complexity epistemology (MORIN, 2007, 2008), (PETRAGLIA, 2013), with emphasis in self-hetero-eco formation (PINEAU,2003), (SOMMERMAN, 2003), (GALVANI,2002), and in Autopoiesis (MATURANA, 1999), MATURANA and VARELA (1995), (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997) and (KOCH & ELIAS, 2015) are the basis of the textual approach. The research methodological approach was the hermeneutical-phenomenological complex approach (AHFC), based on (FREIRE, 2012 ) and van MANEN (1990), a qualitative research methodology intends to describe and interpret the life experiences with a view to the comprehension of the investigated subject essence, following the cycle of validation steps: textualization, refinement, re-signification and definition of themes. The pedagogical textual intervention was structured according to the critical historical pedagogy (GASPARIN, 2009), (SAVIANI, 2003), by means of teaching unit following the steps: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and final social practice. This research revealed that the investigated phenomenon was represented by the themes: work, money, family, food, scar, life, animals, friendship and difficulty. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Complexity | pt_BR |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Textual Production | pt_BR |
dc.subject | Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa | pt_BR |
dc.subject | HermeneuticPhenomenological Complex Approach. | pt_BR |
dc.title | A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar | pt_BR |
dc.title.alternative | The textual production of 5th grade students in a complex and transdisciplinary approach | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Maurício Viana de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Gilson José dos | - |
dc.contributor.referee2 | Brauer, Karin Claudia Nin | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno produção textual, nos gêneros memória e relato de experiência, de alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e do campo do Distrito Federal. Nela, busquei uma compreensão da essência desse fenômeno nas experiências vividas pelos alunos e pela professora, numa perspectiva complexa e transdisciplinar. Teoricamente, esta investigação se baseia na epistemologia da transdisciplinaridade (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO, 1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) e MORAES (2010; 2012), epistemologia da complexidade (MORIN, 2007; 2008), (PETRAGLIA, 2013), com ênfase na auto-hetero-ecoformação (PINEAU, 2003); (SOMMERMAN, 2003); (GALVANI, 2002) e na autopoiésis (MATURANA, 1999); (MATURANA e VARELA, 1995); (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997), (KOCH e ELIAS, 2015) fundamentaram a abordagem adotada nos desenvolvimentos das atividades textuais dos alunos. A linha metodológica adotada foi a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) baseada em (FREIRE, 2012) e (van MANEN, 1990), que consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa na qual se busca descrever e interpretar as experiências vividas pelos sujeitos, tendo em vista a compreensão da essência do fenômeno investigado, seguindo as etapas do ciclo de validação: da textualização, refinamento e ressignificação e definição de temas hermenêutico-fenomenológicos complexos. A proposta interventiva, enquanto instrumento de planejamento da prática pedagógica das aulas de produção de textos, foram estruturadas de acordo com a pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2009) e (SAVIANI, 2003) e por meio da unidade didática, seguindo as etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Essa pesquisa revelou que o fenômeno investigado está representado por meio dos temas: trabalho, dinheiro, família, comida, cicatriz, vida, animais, amizade e dificuldades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 144 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 80840548 | - |
dc.crossref.doibatchid | a330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3 | - |
dc.subject.autorizado | Linguística | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProducaoTextualAlunos.pdf | 11.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.