Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlthaus, Iveliny Carvalho de Faria-
dc.date.accessioned2020-09-23T20:33:42Z-
dc.date.available2020-09-23T20:33:42Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationALTHAUS, Iveliny Carvalho de. A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar.2020.144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943-
dc.description.abstractThis work aims to describe and interpret the phenomenon of textual production through memories and experience report genres, by students of the fifth grade of a public elementary school from the area of the Federal District. In this study, I sought to understand the essence of life experiences of students end the teacher, in a textual production teaching learning, in a complex and transdisciplinary way. Theoretically, this investigation is based on the transdisciplinarity epistemology (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO,1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) and MORAES (2010;2012), the complexity epistemology (MORIN, 2007, 2008), (PETRAGLIA, 2013), with emphasis in self-hetero-eco formation (PINEAU,2003), (SOMMERMAN, 2003), (GALVANI,2002), and in Autopoiesis (MATURANA, 1999), MATURANA and VARELA (1995), (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997) and (KOCH & ELIAS, 2015) are the basis of the textual approach. The research methodological approach was the hermeneutical-phenomenological complex approach (AHFC), based on (FREIRE, 2012 ) and van MANEN (1990), a qualitative research methodology intends to describe and interpret the life experiences with a view to the comprehension of the investigated subject essence, following the cycle of validation steps: textualization, refinement, re-signification and definition of themes. The pedagogical textual intervention was structured according to the critical historical pedagogy (GASPARIN, 2009), (SAVIANI, 2003), by means of teaching unit following the steps: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and final social practice. This research revealed that the investigated phenomenon was represented by the themes: work, money, family, food, scar, life, animals, friendship and difficulty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectTextual Productionpt_BR
dc.subjectAbordagem hermenêutico-fenomenológica complexapt_BR
dc.subjectHermeneuticPhenomenological Complex Approach.pt_BR
dc.titleA produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeThe textual production of 5th grade students in a complex and transdisciplinary approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Maurício Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gilson José dos-
dc.contributor.referee2Brauer, Karin Claudia Nin-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno produção textual, nos gêneros memória e relato de experiência, de alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e do campo do Distrito Federal. Nela, busquei uma compreensão da essência desse fenômeno nas experiências vividas pelos alunos e pela professora, numa perspectiva complexa e transdisciplinar. Teoricamente, esta investigação se baseia na epistemologia da transdisciplinaridade (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO, 1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) e MORAES (2010; 2012), epistemologia da complexidade (MORIN, 2007; 2008), (PETRAGLIA, 2013), com ênfase na auto-hetero-ecoformação (PINEAU, 2003); (SOMMERMAN, 2003); (GALVANI, 2002) e na autopoiésis (MATURANA, 1999); (MATURANA e VARELA, 1995); (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997), (KOCH e ELIAS, 2015) fundamentaram a abordagem adotada nos desenvolvimentos das atividades textuais dos alunos. A linha metodológica adotada foi a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) baseada em (FREIRE, 2012) e (van MANEN, 1990), que consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa na qual se busca descrever e interpretar as experiências vividas pelos sujeitos, tendo em vista a compreensão da essência do fenômeno investigado, seguindo as etapas do ciclo de validação: da textualização, refinamento e ressignificação e definição de temas hermenêutico-fenomenológicos complexos. A proposta interventiva, enquanto instrumento de planejamento da prática pedagógica das aulas de produção de textos, foram estruturadas de acordo com a pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2009) e (SAVIANI, 2003) e por meio da unidade didática, seguindo as etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Essa pesquisa revelou que o fenômeno investigado está representado por meio dos temas: trabalho, dinheiro, família, comida, cicatriz, vida, animais, amizade e dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration144pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593pt_BR
dc.orcid.putcode80840548-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProducaoTextualAlunos.pdf11.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.