Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5705-5430 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar |
Alternate title (s): | The textual production of 5th grade students in a complex and transdisciplinary approach |
Author: | Althaus, Iveliny Carvalho de Faria |
First Advisor: | Araújo, Maurício Viana de |
First member of the Committee: | Santos, Gilson José dos |
Second member of the Committee: | Brauer, Karin Claudia Nin |
Summary: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o fenômeno produção textual, nos gêneros memória e relato de experiência, de alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e do campo do Distrito Federal. Nela, busquei uma compreensão da essência desse fenômeno nas experiências vividas pelos alunos e pela professora, numa perspectiva complexa e transdisciplinar. Teoricamente, esta investigação se baseia na epistemologia da transdisciplinaridade (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO, 1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) e MORAES (2010; 2012), epistemologia da complexidade (MORIN, 2007; 2008), (PETRAGLIA, 2013), com ênfase na auto-hetero-ecoformação (PINEAU, 2003); (SOMMERMAN, 2003); (GALVANI, 2002) e na autopoiésis (MATURANA, 1999); (MATURANA e VARELA, 1995); (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997), (KOCH e ELIAS, 2015) fundamentaram a abordagem adotada nos desenvolvimentos das atividades textuais dos alunos. A linha metodológica adotada foi a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) baseada em (FREIRE, 2012) e (van MANEN, 1990), que consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa na qual se busca descrever e interpretar as experiências vividas pelos sujeitos, tendo em vista a compreensão da essência do fenômeno investigado, seguindo as etapas do ciclo de validação: da textualização, refinamento e ressignificação e definição de temas hermenêutico-fenomenológicos complexos. A proposta interventiva, enquanto instrumento de planejamento da prática pedagógica das aulas de produção de textos, foram estruturadas de acordo com a pedagogia histórico-crítica (GASPARIN, 2009) e (SAVIANI, 2003) e por meio da unidade didática, seguindo as etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Essa pesquisa revelou que o fenômeno investigado está representado por meio dos temas: trabalho, dinheiro, família, comida, cicatriz, vida, animais, amizade e dificuldades. |
Abstract: | This work aims to describe and interpret the phenomenon of textual production through memories and experience report genres, by students of the fifth grade of a public elementary school from the area of the Federal District. In this study, I sought to understand the essence of life experiences of students end the teacher, in a textual production teaching learning, in a complex and transdisciplinary way. Theoretically, this investigation is based on the transdisciplinarity epistemology (NICOLESCU,1999), (D'AMBROSIO,1993), (CREMA, 1993), (WEIL,1993) and MORAES (2010;2012), the complexity epistemology (MORIN, 2007, 2008), (PETRAGLIA, 2013), with emphasis in self-hetero-eco formation (PINEAU,2003), (SOMMERMAN, 2003), (GALVANI,2002), and in Autopoiesis (MATURANA, 1999), MATURANA and VARELA (1995), (MORAES, 2010). (MARCUSCHI, 2008), (GERALDI, 1997) and (KOCH & ELIAS, 2015) are the basis of the textual approach. The research methodological approach was the hermeneutical-phenomenological complex approach (AHFC), based on (FREIRE, 2012 ) and van MANEN (1990), a qualitative research methodology intends to describe and interpret the life experiences with a view to the comprehension of the investigated subject essence, following the cycle of validation steps: textualization, refinement, re-signification and definition of themes. The pedagogical textual intervention was structured according to the critical historical pedagogy (GASPARIN, 2009), (SAVIANI, 2003), by means of teaching unit following the steps: initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and final social practice. This research revealed that the investigated phenomenon was represented by the themes: work, money, family, food, scar, life, animals, friendship and difficulty. |
Keywords: | Transdisciplinaridade Transdisciplinarity Complexidade Complexity Produção de textos Textual Production Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa HermeneuticPhenomenological Complex Approach. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Linguística |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | ALTHAUS, Iveliny Carvalho de. A produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental numa abordagem complexa e transdisciplinar.2020.144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.593 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29943 |
Date of defense: | 27-Jul-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProducaoTextualAlunos.pdf | 11.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.