Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3029-499X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação em Marx, Engels e Lênin
Alternate title (s): Education in Marx, Engels and Lenin
Author: Coletti, Érica de Souza
First Advisor: França, Robson Luiz de
First member of the Committee: Lucena, Carlos Alberto
Second member of the Committee: Santos, Janaina Jácome dos
Summary: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Realizada a partir de análise bibliográfica, levou em conta o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético de Marx. Seu objetivo foi compreender as contribuições de Marx, Engels e Lênin a respeito da questão educacional. Para tanto, traçamos nosso caminho investigativo a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar o papel da educação e da escola na Europa do século XIX e apresentar os princípios que norteiam a proposta de educação socialista, compreendida a partir de Marx, Engels e Lênin. Inicialmente, debruçamo-nos sobre o papel desempenhado pela educação no contexto Europeu, engendrado pelo que chamamos aqui de dupla revolução: a Francesa e a Industrial. Em seguida, subdividimos o trabalho em quatro partes: primeiramente abordamos o princípio ontológico do trabalho e sua relação com a educação, assim como o desenvolvimento histórico das relações entre trabalho, sociedade e educação, considerando três aspectos importantes: propriedade, modo de produção e divisão do trabalho. Posteriormente, fizemos um levantamento das obras em que Marx e Engels teceram considerações acerca da instrução. Na terceira parte, analisamos qualitativamente os principais elementos relacionados a essas considerações, quais sejam: a crítica à educação burguesa, legislação fabril, trabalho e instrução infantil, e perspectiva revolucionária da educação e sua relação com o trabalho significativo e ontológico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das contribuições de Lênin à questão educacional no seu contexto real, a Rússia Soviética.
Abstract: The present research was developed within the scope of the Mastery in Education on the Research Line of Work, Society and Education, in the Graduate Program on Education - PPGED - of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlandia. Carried out from a bibliographic analysis, this research took into account the theoretical-methodological framework of Marx's dialectical historical materialism. This study’s aim was to understand the contributions of Marx, Engels and Lenin on the matter of education. For that, an investigative path was traced, based on the following specific purposes: to identify the role of education and school in 19th century Europe and to present the principles that guide the proposal of socialist education, under Marx, Engels and Lenin's ideas. Initially, the focus was in the role played by education in the European context, produced by what we call here a double revolution the French and the Industrial. After that, the work was divided into four parts: firstly, we investigated the ontological principle of work and its relation to education, as well as the historical development of the relations between work, society and education, considering three important aspects: property, mode of production and division of labor. After that, a survey was made on the works in which Marx and Engels made considerations about instruction. In the third part, it was done a qualitatively analysis of the main elements related to these considerations, namely: criticism of bourgeois education, factory, child labor and education legislation, and the revolutionary perspective of education and its relationship with meaningful and ontological work. Finally, we elaborate some considerations about Lenin's contributions to the educational issue in its real context, the Soviet Russia.
Keywords: trabalho e educação
labor and education
educação capitalista
capitalist education
educação socialista
socialist education
educação
education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: COLETTI, Érica de Souza. Educação em Marx, Engels e Lênin. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818
Date of defense: 15-Jul-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoMarxEngels.pdfDissertação865.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons