Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3029-499X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação em Marx, Engels e Lênin
Título(s) alternativo(s): Education in Marx, Engels and Lenin
Autor(es): Coletti, Érica de Souza
Primeiro orientador: França, Robson Luiz de
Primeiro membro da banca: Lucena, Carlos Alberto
Segundo membro da banca: Santos, Janaina Jácome dos
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Realizada a partir de análise bibliográfica, levou em conta o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético de Marx. Seu objetivo foi compreender as contribuições de Marx, Engels e Lênin a respeito da questão educacional. Para tanto, traçamos nosso caminho investigativo a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar o papel da educação e da escola na Europa do século XIX e apresentar os princípios que norteiam a proposta de educação socialista, compreendida a partir de Marx, Engels e Lênin. Inicialmente, debruçamo-nos sobre o papel desempenhado pela educação no contexto Europeu, engendrado pelo que chamamos aqui de dupla revolução: a Francesa e a Industrial. Em seguida, subdividimos o trabalho em quatro partes: primeiramente abordamos o princípio ontológico do trabalho e sua relação com a educação, assim como o desenvolvimento histórico das relações entre trabalho, sociedade e educação, considerando três aspectos importantes: propriedade, modo de produção e divisão do trabalho. Posteriormente, fizemos um levantamento das obras em que Marx e Engels teceram considerações acerca da instrução. Na terceira parte, analisamos qualitativamente os principais elementos relacionados a essas considerações, quais sejam: a crítica à educação burguesa, legislação fabril, trabalho e instrução infantil, e perspectiva revolucionária da educação e sua relação com o trabalho significativo e ontológico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das contribuições de Lênin à questão educacional no seu contexto real, a Rússia Soviética.
Abstract: The present research was developed within the scope of the Mastery in Education on the Research Line of Work, Society and Education, in the Graduate Program on Education - PPGED - of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlandia. Carried out from a bibliographic analysis, this research took into account the theoretical-methodological framework of Marx's dialectical historical materialism. This study’s aim was to understand the contributions of Marx, Engels and Lenin on the matter of education. For that, an investigative path was traced, based on the following specific purposes: to identify the role of education and school in 19th century Europe and to present the principles that guide the proposal of socialist education, under Marx, Engels and Lenin's ideas. Initially, the focus was in the role played by education in the European context, produced by what we call here a double revolution the French and the Industrial. After that, the work was divided into four parts: firstly, we investigated the ontological principle of work and its relation to education, as well as the historical development of the relations between work, society and education, considering three important aspects: property, mode of production and division of labor. After that, a survey was made on the works in which Marx and Engels made considerations about instruction. In the third part, it was done a qualitatively analysis of the main elements related to these considerations, namely: criticism of bourgeois education, factory, child labor and education legislation, and the revolutionary perspective of education and its relationship with meaningful and ontological work. Finally, we elaborate some considerations about Lenin's contributions to the educational issue in its real context, the Soviet Russia.
Palavras-chave: trabalho e educação
labor and education
educação capitalista
capitalist education
educação socialista
socialist education
educação
education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COLETTI, Érica de Souza. Educação em Marx, Engels e Lênin. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818
Data de defesa: 15-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoMarxEngels.pdfDissertação865.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons