Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColetti, Érica de Souza-
dc.date.accessioned2020-09-03T22:09:43Z-
dc.date.available2020-09-03T22:09:43Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.identifier.citationCOLETTI, Érica de Souza. Educação em Marx, Engels e Lênin. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29818-
dc.description.abstractThe present research was developed within the scope of the Mastery in Education on the Research Line of Work, Society and Education, in the Graduate Program on Education - PPGED - of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlandia. Carried out from a bibliographic analysis, this research took into account the theoretical-methodological framework of Marx's dialectical historical materialism. This study’s aim was to understand the contributions of Marx, Engels and Lenin on the matter of education. For that, an investigative path was traced, based on the following specific purposes: to identify the role of education and school in 19th century Europe and to present the principles that guide the proposal of socialist education, under Marx, Engels and Lenin's ideas. Initially, the focus was in the role played by education in the European context, produced by what we call here a double revolution the French and the Industrial. After that, the work was divided into four parts: firstly, we investigated the ontological principle of work and its relation to education, as well as the historical development of the relations between work, society and education, considering three important aspects: property, mode of production and division of labor. After that, a survey was made on the works in which Marx and Engels made considerations about instruction. In the third part, it was done a qualitatively analysis of the main elements related to these considerations, namely: criticism of bourgeois education, factory, child labor and education legislation, and the revolutionary perspective of education and its relationship with meaningful and ontological work. Finally, we elaborate some considerations about Lenin's contributions to the educational issue in its real context, the Soviet Russia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjecttrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectlabor and educationpt_BR
dc.subjecteducação capitalistapt_BR
dc.subjectcapitalist educationpt_BR
dc.subjecteducação socialistapt_BR
dc.subjectsocialist educationpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.titleEducação em Marx, Engels e Lêninpt_BR
dc.title.alternativeEducation in Marx, Engels and Leninpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janaina Jácome dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918760398122717pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6179170593222378pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação da Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Realizada a partir de análise bibliográfica, levou em conta o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético de Marx. Seu objetivo foi compreender as contribuições de Marx, Engels e Lênin a respeito da questão educacional. Para tanto, traçamos nosso caminho investigativo a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar o papel da educação e da escola na Europa do século XIX e apresentar os princípios que norteiam a proposta de educação socialista, compreendida a partir de Marx, Engels e Lênin. Inicialmente, debruçamo-nos sobre o papel desempenhado pela educação no contexto Europeu, engendrado pelo que chamamos aqui de dupla revolução: a Francesa e a Industrial. Em seguida, subdividimos o trabalho em quatro partes: primeiramente abordamos o princípio ontológico do trabalho e sua relação com a educação, assim como o desenvolvimento histórico das relações entre trabalho, sociedade e educação, considerando três aspectos importantes: propriedade, modo de produção e divisão do trabalho. Posteriormente, fizemos um levantamento das obras em que Marx e Engels teceram considerações acerca da instrução. Na terceira parte, analisamos qualitativamente os principais elementos relacionados a essas considerações, quais sejam: a crítica à educação burguesa, legislação fabril, trabalho e instrução infantil, e perspectiva revolucionária da educação e sua relação com o trabalho significativo e ontológico. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das contribuições de Lênin à questão educacional no seu contexto real, a Rússia Soviética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.544pt_BR
dc.orcid.putcode79838954-
dc.crossref.doibatchiddb8cfd95-87fe-4a64-b95e-f81c3f03c6e5-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoMarxEngels.pdfDissertação865.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons