Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29629
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4151-9082
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: El derecho a asilo político frente a la discrecionalidad de Estado
Título(s) alternativo(s): O direito ao asilo político em face da discrição do Estado
The right to political asylum in the face of State discretion
Autor(es): Abreu, Wilcon Algelis Luciano
Primeiro orientador: Borges, Alexandre Walmott
Primeiro membro da banca: Coelho, Edihermes Marques
Segundo membro da banca: Alves, Fernando de Brito
Resumo: Los derechos humanos se tornan en herramientas que concretizan en el ambiente regional la idea de dignidad humana común e individual, retenidas a través de las normas internacionales que versan sobre la materia y su constante evolución interpretativa. En este sentido, considerando al instituto de asilo político como una figura de derechos humanos que ha evolucionado en la misma medida que lo han hecho los derechos humanos, esto nos llevó a desarrollar una visión más amplia de este concepto y determinar su alcance y ámbito de actuación. El objetivo del presente trabajo es analizar el concepto de asilo político como derecho humano en una visión contemporáneo y su relación con los conceptos de soberanía e independencia nacional como sustento de discrecionalidad del Estado brasileño respecto del tratamiento de una solicitud de asilo político. Por consiguiente, el método utilizado para llevar a cabo es el inductivo. Como parte de nuestras conclusiones establecimos que el asilo político es un derecho individual que se impone al Estado.
Abstract: Os direitos humanos tornamse ferramentas que concretizam no ambiente regional a idéia de dignidade humana comum e individual, mantida por meio de padrões internacionais que tratam do assunto e de sua constante evolução interpretativa. Nesse sentido, considerando o instituto de asilo político como uma figura dos direitos humanos que evoluiu da mesma maneira que os direitos humanos, isso nos levou a desenvolver uma visão mais ampla desse conceito e determinar seu escopo. O objetivo deste artigo é analisar o conceito de asilo político como direito humano em uma visão contemporânea e sua relação com os conceitos de soberania e independência nacional como base para a discrição do Estado brasileiro em relação ao tratamento de um pedido de asilo político. Portanto, o método utilizado para a realização é o indutivo. Como parte de nossas conclusões, estabelecemos que o asilo político é um direito individual que é imposto ao Estado.
Palavras-chave: Derechos humanos.
Asilo político.
Soberania de Estado.
Direitos humanos
Asilo político
Soberania do Estado
Derechos humanos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assunto: Direito
Idioma: spa
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito
Referência: ABREU, Wilcon Algelis Luciano. El derecho a asilo Politico frente a la discrecionalidad de Estado. 183 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3909
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3909
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29629
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DerechoAsiloPolítico.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.