Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8892-1108
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card”
Autor(es): Rodrigues, Raphael Silva
Rodrigues, Lóren Maria da Cruz
Mendes-Rodrigues, Clesnan
Figueiredo, Valéria Nasser
Primeiro orientador: Silva, Patrícia Costa dos Santos da
Primeiro coorientador: Araújo, Suely Amorim de
Primeiro membro da banca: Silva, Andrea Mara Bernardes da
Segundo membro da banca: Dias, Emerson Piantino
Resumo: Com a evolução dos métodos de ensino, há necessidade de aprimoramento nas metodologias aplicadas em salas de aula para que se alcance maior interação entre os discentes e os coloque como protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Alguns conteúdos, como Neurologia, são complexos e de difícil assimilação pelos discentes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar um jogo que facilitasse o aprendizado de forma lúdica dos 12 pares cranianospelos discentes de graduação em Enfermagem. A elaboração fez-se por etapas, partindo da definição do jogo, levantamento de referenciais teórico, formatação da estrutura física, cartões, regras e jogabilidade, avaliação por comitê de juízes e alterações de estruturas por meio de sugestões. O jogo, que possui formato de tabuleiro, teve como referencial teórico a semiologia e a semiotécnicados 12 pares de nervos cranianos, contendo questões teóricase atividades lúdicas e casos clínicos, impressos em cartões. Após a avaliação semântica e de conteúdo avaliação de face do jogo pelos juízes discentes e docentes, foram realizadas as adequações como alteração de questões, das atividades lúdicas e da estrutura do jogo. Após a avaliação dos juízes, o jogo obteve pontuações consideráveis, podendo ser incorporado no processo ensino-aprendizagem de discentes do curso de graduação em Enfermagem.
Palavras-chave: Jogos experimentais
Tecnologia educacional
Educação em Enfermagem
Materiais de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Raphael Silva; RODRIGUES, Lóren Maria da Cruz; MENDES-RODRIGUES, Clesnan; FIGUEIREDO, Valéria Nasser. Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card”. 2020. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547
Data de defesa: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaboraçãoJogoTabuleiro.pdf615.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons