Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Raphael Silva-
dc.creatorRodrigues, Lóren Maria da Cruz-
dc.creatorMendes-Rodrigues, Clesnan-
dc.creatorFigueiredo, Valéria Nasser-
dc.date.accessioned2020-07-23T17:53:46Z-
dc.date.available2020-07-23T17:53:46Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raphael Silva; RODRIGUES, Lóren Maria da Cruz; MENDES-RODRIGUES, Clesnan; FIGUEIREDO, Valéria Nasser. Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card”. 2020. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectJogos experimentaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.titleElaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Suely Amorim de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018866414142302pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Costa dos Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826973025011874pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andrea Mara Bernardes da-
dc.contributor.referee2Dias, Emerson Piantino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0531598705542796pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a evolução dos métodos de ensino, há necessidade de aprimoramento nas metodologias aplicadas em salas de aula para que se alcance maior interação entre os discentes e os coloque como protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Alguns conteúdos, como Neurologia, são complexos e de difícil assimilação pelos discentes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar um jogo que facilitasse o aprendizado de forma lúdica dos 12 pares cranianospelos discentes de graduação em Enfermagem. A elaboração fez-se por etapas, partindo da definição do jogo, levantamento de referenciais teórico, formatação da estrutura física, cartões, regras e jogabilidade, avaliação por comitê de juízes e alterações de estruturas por meio de sugestões. O jogo, que possui formato de tabuleiro, teve como referencial teórico a semiologia e a semiotécnicados 12 pares de nervos cranianos, contendo questões teóricase atividades lúdicas e casos clínicos, impressos em cartões. Após a avaliação semântica e de conteúdo avaliação de face do jogo pelos juízes discentes e docentes, foram realizadas as adequações como alteração de questões, das atividades lúdicas e da estrutura do jogo. Após a avaliação dos juízes, o jogo obteve pontuações consideráveis, podendo ser incorporado no processo ensino-aprendizagem de discentes do curso de graduação em Enfermagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration9pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode77810895-
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ElaboraçãoJogoTabuleiro.pdf615.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons