Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8892-1108 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card” |
| Autor: | Rodrigues, Raphael Silva Rodrigues, Lóren Maria da Cruz Mendes-Rodrigues, Clesnan Figueiredo, Valéria Nasser |
| Primer orientador: | Silva, Patrícia Costa dos Santos da |
| Primer coorientador: | Araújo, Suely Amorim de |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Andrea Mara Bernardes da |
| Segundo miembro de la banca: | Dias, Emerson Piantino |
| Resumen: | Com a evolução dos métodos de ensino, há necessidade de aprimoramento nas metodologias aplicadas em salas de aula para que se alcance maior interação entre os discentes e os coloque como protagonistas no processo ensino-aprendizagem. Alguns conteúdos, como Neurologia, são complexos e de difícil assimilação pelos discentes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar um jogo que facilitasse o aprendizado de forma lúdica dos 12 pares cranianospelos discentes de graduação em Enfermagem. A elaboração fez-se por etapas, partindo da definição do jogo, levantamento de referenciais teórico, formatação da estrutura física, cartões, regras e jogabilidade, avaliação por comitê de juízes e alterações de estruturas por meio de sugestões. O jogo, que possui formato de tabuleiro, teve como referencial teórico a semiologia e a semiotécnicados 12 pares de nervos cranianos, contendo questões teóricase atividades lúdicas e casos clínicos, impressos em cartões. Após a avaliação semântica e de conteúdo avaliação de face do jogo pelos juízes discentes e docentes, foram realizadas as adequações como alteração de questões, das atividades lúdicas e da estrutura do jogo. Após a avaliação dos juízes, o jogo obteve pontuações consideráveis, podendo ser incorporado no processo ensino-aprendizagem de discentes do curso de graduação em Enfermagem. |
| Palabras clave: | Jogos experimentais Tecnologia educacional Educação em Enfermagem Materiais de ensino |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | RODRIGUES, Raphael Silva; RODRIGUES, Lóren Maria da Cruz; MENDES-RODRIGUES, Clesnan; FIGUEIREDO, Valéria Nasser. Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos – “Neurogame-card”. 2020. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29547 |
| Fecha de defensa: | 30-jun-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ElaboraçãoJogoTabuleiro.pdf | 615.52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
