Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29483| Tipo do documento: | Memorial |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Memorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educação |
| Título(s) alternativo(s): | Academic memorial: polyphonic constitution: a path of resistance through education |
| Autor(es): | Guimarães, Núbia Silvia |
| Primeiro membro da banca: | Lima, Hudson Rodrigues |
| Segundo membro da banca: | Pontes, Gilvânia a Maurício Dias de |
| Terceiro membro da banca: | Raupp, Marilene Dandolini |
| Quarto membro da banca: | Silva, Vania Fernandes |
| Resumo: | Apresento à Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia o presente memorial que discorre sobre minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional até o presente momento. Trago algumas lembranças sobre minha vida escolar na infância e na juventude, pois elas contam sobre minha história como estudante, sobre modos de apropriação da cultura e especialmente sobre como esses modos atravessaram minha constituição profissional. Procuro apresentar uma escrita ancorada na compreensão histórica e cultural de minha constituição pessoal e profissional que atravessaram minha trajetória. Ressalto que o processo de escrita desse memorial deixou claro para mim que esse processo foi se constituindo também no fazer docente. Tento expressar o paradoxo, as lutas e buscas intensas desde a infância destacando que, apesar de condições adversas foi possível traçar caminhos e buscar incessantemente alcançar os objetivos traçados. Cabe aqui destacar que no processo de escrita desse memorial, procurei entender e também tentei responder algumas indagações. O que nos move em busca de algo que queremos muito? Há algo que convida? Convoca? Que faz sentido e que dá sentido em nossa trajetória? Fui encontrando as respostas especialmente nessas afirmações. Significar o vivido! Apropriar-nos da cultura! Buscar o que faz sentido de forma única e irrepetível como nos aponta Vigotski! Nessa trajetória fui sendo constituída e fui me constituindo com alteridade, no sentido bakhtiniano, por meio de muitas vozes que se manifestam de modo polifônico em mim e em meu fazer docente. Espero ter conseguido demonstrar nessa narrativa, meu compromisso com as crianças, com a comunidade escolar, com a dedicação ao trabalho com qualidade na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. |
| Palavras-chave: | Memorial Resistência Resistance |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | GUIMARÃES, Núbia Silvia. Memorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educação. 2020. 114 f. Memorial Acadêmico. (Promoção de Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29483 |
| Data de defesa: | 26-Jun-2020 |
| Aparece nas coleções: | Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialAcademicoConstituicoes.pdf | 12.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
