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dc.creatorGuimarães, Núbia Silvia-
dc.date.accessioned2020-07-08T13:58:09Z-
dc.date.available2020-07-08T13:58:09Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Núbia Silvia. Memorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educação. 2020. 114 f. Memorial Acadêmico. (Promoção de Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleMemorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeAcademic memorial: polyphonic constitution: a path of resistance through educationpt_BR
dc.typeMemorialpt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Hudson Rodrigues-
dc.contributor.referee2Pontes, Gilvânia a Maurício Dias de-
dc.contributor.referee3Raupp, Marilene Dandolini-
dc.contributor.referee4Silva, Vania Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805047859701348pt_BR
dc.description.resumoApresento à Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia o presente memorial que discorre sobre minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional até o presente momento. Trago algumas lembranças sobre minha vida escolar na infância e na juventude, pois elas contam sobre minha história como estudante, sobre modos de apropriação da cultura e especialmente sobre como esses modos atravessaram minha constituição profissional. Procuro apresentar uma escrita ancorada na compreensão histórica e cultural de minha constituição pessoal e profissional que atravessaram minha trajetória. Ressalto que o processo de escrita desse memorial deixou claro para mim que esse processo foi se constituindo também no fazer docente. Tento expressar o paradoxo, as lutas e buscas intensas desde a infância destacando que, apesar de condições adversas foi possível traçar caminhos e buscar incessantemente alcançar os objetivos traçados. Cabe aqui destacar que no processo de escrita desse memorial, procurei entender e também tentei responder algumas indagações. O que nos move em busca de algo que queremos muito? Há algo que convida? Convoca? Que faz sentido e que dá sentido em nossa trajetória? Fui encontrando as respostas especialmente nessas afirmações. Significar o vivido! Apropriar-nos da cultura! Buscar o que faz sentido de forma única e irrepetível como nos aponta Vigotski! Nessa trajetória fui sendo constituída e fui me constituindo com alteridade, no sentido bakhtiniano, por meio de muitas vozes que se manifestam de modo polifônico em mim e em meu fazer docente. Espero ter conseguido demonstrar nessa narrativa, meu compromisso com as crianças, com a comunidade escolar, com a dedicação ao trabalho com qualidade na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

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