Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29483| Tipo de documento: | Memorial |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Memorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educação |
| Título (s) alternativo (s): | Academic memorial: polyphonic constitution: a path of resistance through education |
| Autor: | Guimarães, Núbia Silvia |
| Primer miembro de la banca: | Lima, Hudson Rodrigues |
| Segundo miembro de la banca: | Pontes, Gilvânia a Maurício Dias de |
| Tercer miembro de la banca: | Raupp, Marilene Dandolini |
| Cuarto miembro de la banca: | Silva, Vania Fernandes |
| Resumen: | Apresento à Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia o presente memorial que discorre sobre minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional até o presente momento. Trago algumas lembranças sobre minha vida escolar na infância e na juventude, pois elas contam sobre minha história como estudante, sobre modos de apropriação da cultura e especialmente sobre como esses modos atravessaram minha constituição profissional. Procuro apresentar uma escrita ancorada na compreensão histórica e cultural de minha constituição pessoal e profissional que atravessaram minha trajetória. Ressalto que o processo de escrita desse memorial deixou claro para mim que esse processo foi se constituindo também no fazer docente. Tento expressar o paradoxo, as lutas e buscas intensas desde a infância destacando que, apesar de condições adversas foi possível traçar caminhos e buscar incessantemente alcançar os objetivos traçados. Cabe aqui destacar que no processo de escrita desse memorial, procurei entender e também tentei responder algumas indagações. O que nos move em busca de algo que queremos muito? Há algo que convida? Convoca? Que faz sentido e que dá sentido em nossa trajetória? Fui encontrando as respostas especialmente nessas afirmações. Significar o vivido! Apropriar-nos da cultura! Buscar o que faz sentido de forma única e irrepetível como nos aponta Vigotski! Nessa trajetória fui sendo constituída e fui me constituindo com alteridade, no sentido bakhtiniano, por meio de muitas vozes que se manifestam de modo polifônico em mim e em meu fazer docente. Espero ter conseguido demonstrar nessa narrativa, meu compromisso com as crianças, com a comunidade escolar, com a dedicação ao trabalho com qualidade na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. |
| Palabras clave: | Memorial Resistência Resistance |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | GUIMARÃES, Núbia Silvia. Memorial acadêmico: constituição polifônica: um caminho de resistência por meio da educação. 2020. 114 f. Memorial Acadêmico. (Promoção de Professor Titular) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29483 |
| Fecha de defensa: | 26-jun-2020 |
| Aparece en las colecciones: | Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialAcademicoConstituicoes.pdf | 12.11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
