Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6057-3244
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Employer branding: A comparative study regarding the practices adopted by Brazilian companies
Autor(es): Martins, Scarlet de Fátima
Primeiro orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Primeiro membro da banca: Passos, Janduhy Camilo
Segundo membro da banca: Pimenta, Marcio Lopes
Resumo: Como já se sabe, diversos fatores afetam na migração de colaboradores de uma para outra empresa que se mostra mais atraente aos olhos desses profissionais, e a tática de promoção da imagem da empresa como boa empregadora, visando a captação de talentos, recebe o nome de employer branding. Em outras palavras, employer branding é uma estratégia de comunicação organizacional interna e externa, que visa promover a imagem da empresa para atrair e engajar os colaboradores. Assim sendo, esse trabalho objetiva analisar a aplicação da técnica em cinco grandes empresas atuantes no país, e comparar as estratégias adotadas por elas. Trata-se de uma análise qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativista, com dados coletados por meio de pesquisa documental abrangendo relatórios anuais (2018), sites oficiais e redes sociais das empresas. Nesse contexto, observou-se que, apesar de não utilizarem diretamente o termo employer branding, as organizações pesquisadas cada vez mais utilizam esta técnica na gestão de pessoas. Não obstante, empreende esforços para estabelecer a sua imagem como empregadoras convidativas e desejáveis, reduzindo assim a migração dos seus colaboradores.
Palavras-chave: Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
Data de defesa: 24-Jun-2020
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmployerBrandingUm.pdf487.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons