Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6057-3244
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
Título (s) alternativo (s): Employer branding: A comparative study regarding the practices adopted by Brazilian companies
Autor: Martins, Scarlet de Fátima
Primer orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Primer miembro de la banca: Passos, Janduhy Camilo
Segundo miembro de la banca: Pimenta, Marcio Lopes
Resumen: Como já se sabe, diversos fatores afetam na migração de colaboradores de uma para outra empresa que se mostra mais atraente aos olhos desses profissionais, e a tática de promoção da imagem da empresa como boa empregadora, visando a captação de talentos, recebe o nome de employer branding. Em outras palavras, employer branding é uma estratégia de comunicação organizacional interna e externa, que visa promover a imagem da empresa para atrair e engajar os colaboradores. Assim sendo, esse trabalho objetiva analisar a aplicação da técnica em cinco grandes empresas atuantes no país, e comparar as estratégias adotadas por elas. Trata-se de uma análise qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativista, com dados coletados por meio de pesquisa documental abrangendo relatórios anuais (2018), sites oficiais e redes sociais das empresas. Nesse contexto, observou-se que, apesar de não utilizarem diretamente o termo employer branding, as organizações pesquisadas cada vez mais utilizam esta técnica na gestão de pessoas. Não obstante, empreende esforços para estabelecer a sua imagem como empregadoras convidativas e desejáveis, reduzindo assim a migração dos seus colaboradores.
Palabras clave: Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
Fecha de defensa: 24-jun-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmployerBrandingUm.pdf487.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons