Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6057-3244
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
Alternate title (s): Employer branding: A comparative study regarding the practices adopted by Brazilian companies
Author: Martins, Scarlet de Fátima
First Advisor: Rodrigues, Henrique Geraldo
First member of the Committee: Passos, Janduhy Camilo
Second member of the Committee: Pimenta, Marcio Lopes
Summary: Como já se sabe, diversos fatores afetam na migração de colaboradores de uma para outra empresa que se mostra mais atraente aos olhos desses profissionais, e a tática de promoção da imagem da empresa como boa empregadora, visando a captação de talentos, recebe o nome de employer branding. Em outras palavras, employer branding é uma estratégia de comunicação organizacional interna e externa, que visa promover a imagem da empresa para atrair e engajar os colaboradores. Assim sendo, esse trabalho objetiva analisar a aplicação da técnica em cinco grandes empresas atuantes no país, e comparar as estratégias adotadas por elas. Trata-se de uma análise qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativista, com dados coletados por meio de pesquisa documental abrangendo relatórios anuais (2018), sites oficiais e redes sociais das empresas. Nesse contexto, observou-se que, apesar de não utilizarem diretamente o termo employer branding, as organizações pesquisadas cada vez mais utilizam esta técnica na gestão de pessoas. Não obstante, empreende esforços para estabelecer a sua imagem como empregadoras convidativas e desejáveis, reduzindo assim a migração dos seus colaboradores.
Keywords: Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
Date of defense: 24-Jun-2020
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmployerBrandingUm.pdf487.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons