Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2101-2716
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensino
Alternate title (s): Fundamentals of pedagogical projects of Architecture and Urbanism courses: a contribution to teaching
Author: Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães
First Advisor: Vital, Giovanna Teixeira Damis
First member of the Committee: Fonseca, Maria de Lourdes Pereira
Second member of the Committee: Calderari, Elaine Saraiva
Summary: O presente trabalho trata das discussões acerca da formação do arquiteto e urbanista, entendendo o cenário atual do ensino e da produção arquitetônica como um caminho alicerçado, principalmente, na visão mecanicista. Acredita que a formação desse profissional deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, assim, a compreensão da visão sistêmica desperta o olhar para questões amplas e complexas das cidades contemporâneas. Neste contexto, são discutidas e analisadas as relações existentes entre a produção arquitetônica brasileira, a atuação profissional, e o que compreende os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. Como resultado, a partir da compreensão das visões mecanicista e sistêmica e dos princípios filosóficos e metodológicos da Escola da Cidade/SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB são estabelecidos Eixos Norteadores Conceituais e princípios pedagógicos que visam à construção de um ensino de Arquietura e Urbanismo baseado na visão sistêmica. Dessa maneira, pretende-se contribuir com a discussão sobre a educação e o ensino, bem como para a concepção de novos projetos pedagógicos.
Abstract: The present work approaches the discussions about the architect and urbanist formation, understanding the current scenario of the teaching and the architectonic production as a path based mainly on the mechanistic view. Believes that the formation of this professional should accompany the development of society, thus, the understanding of the systemic view raises the eye to broad and complex issues of contemporary cities. In this context, the relationships between the Brazilian architectural production, the professional performance, and what comprises the Pedagogical Projects of the Architecture and Urbanism Courses are discussed and analyzed. As a result, from the understanding of the mechanistic and systemic views and the philosophical and methodological principles of the Escola da Cidade / SP and the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília – FAU-UnB are established Conceptual Guiding Axes and pedagogical principles that aim at the construction of a teaching of systemic architecture and urbanism. Thus, it is intended to contribute to the discussion on education and teaching, as well as to the conception of new pedagogical projects.
Keywords: Visão sistêmica
Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos pedagógicos
Systemic view
Pedagogical foundations
Architecture and Urbanism teaching
Arquitetura
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Quote: GONÇALVES, Vanessa Vidal Magalhães. Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: uma contribuição para o ensino. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
Date of defense: 10-Dec-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FundamentosProjetosPedagógicos.pdfDissertação122.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons