Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Vanessa Vidal Magalhães-
dc.date.accessioned2020-03-27T15:44:21Z-
dc.date.available2020-03-27T15:44:21Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Vanessa Vidal Magalhães. Fundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: uma contribuição para o ensino. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29062-
dc.description.abstractThe present work approaches the discussions about the architect and urbanist formation, understanding the current scenario of the teaching and the architectonic production as a path based mainly on the mechanistic view. Believes that the formation of this professional should accompany the development of society, thus, the understanding of the systemic view raises the eye to broad and complex issues of contemporary cities. In this context, the relationships between the Brazilian architectural production, the professional performance, and what comprises the Pedagogical Projects of the Architecture and Urbanism Courses are discussed and analyzed. As a result, from the understanding of the mechanistic and systemic views and the philosophical and methodological principles of the Escola da Cidade / SP and the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília – FAU-UnB are established Conceptual Guiding Axes and pedagogical principles that aim at the construction of a teaching of systemic architecture and urbanism. Thus, it is intended to contribute to the discussion on education and teaching, as well as to the conception of new pedagogical projects.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVisão sistêmicapt_BR
dc.subjectEnsino de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectFundamentos pedagógicospt_BR
dc.subjectSystemic viewpt_BR
dc.subjectPedagogical foundationspt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanism teachingpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.titleFundamentos de projetos pedagógicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo : uma contribuição para o ensinopt_BR
dc.title.alternativeFundamentals of pedagogical projects of Architecture and Urbanism courses: a contribution to teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vital, Giovanna Teixeira Damis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184255104943212pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Maria de Lourdes Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297059928111587pt_BR
dc.contributor.referee2Calderari, Elaine Saraiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6032098492030613pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773702574300621pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata das discussões acerca da formação do arquiteto e urbanista, entendendo o cenário atual do ensino e da produção arquitetônica como um caminho alicerçado, principalmente, na visão mecanicista. Acredita que a formação desse profissional deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, assim, a compreensão da visão sistêmica desperta o olhar para questões amplas e complexas das cidades contemporâneas. Neste contexto, são discutidas e analisadas as relações existentes entre a produção arquitetônica brasileira, a atuação profissional, e o que compreende os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. Como resultado, a partir da compreensão das visões mecanicista e sistêmica e dos princípios filosóficos e metodológicos da Escola da Cidade/SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU-UnB são estabelecidos Eixos Norteadores Conceituais e princípios pedagógicos que visam à construção de um ensino de Arquietura e Urbanismo baseado na visão sistêmica. Dessa maneira, pretende-se contribuir com a discussão sobre a educação e o ensino, bem como para a concepção de novos projetos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2544pt_BR
dc.orcid.putcode71190275-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FundamentosProjetosPedagógicos.pdfDissertação122.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons