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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG
Autor: Santos, Thatyere Pereira dos
Primer orientador: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Primer miembro de la banca: Oliveira, Lúcia Helena
Segundo miembro de la banca: Teixeira Júnior, José
Resumen: Este estudo tem como proposta apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo principal foi compreender que papel a escola de educação especial deve desempenhar no contexto da inclusão, tendo em vista a percepção de profissionais da educação básica de Ituiutaba-MG. O levantamento bibliográfico abordou discussões teóricas referentes à educação especial, inclusiva e políticas inclusivas, destacando-se as contribuições de Andrade (2006), Bueno (2007), Jannuzzi (2004) Libâneo (2012), Mazzotta (1996), Mendes (2006), Mittler (2003), Vilela (2016), Dourado (2010) e outros. Também foram utilizados documentos e legislações nacionais e internacionais: Declaração de Salamanca (1994), Documento Subsidiário à Política de Inclusão (2005), Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica (2009) e outras. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, considerando a necessidade de se familiarizar e aprofundar os estudos realizados, compreende que os/as sujeitos/as envolvidos/as no ambiente escolar carregam consigo suas experiências, culturas, valores e, por isso, somente nas relações, nas interações com o outro é que podemos conhecê-los/as. O público alvo desta pesquisa foi composto por 6 (seis) profissionais de quatro escolas, três públicas municipais e uma estadual de educação especial. Como resultados finais da pesquisa, percebe-se, por meio dos dados coletados, a importância de se repensar a função da escola pública e os paradigmas inclusivos que a fundamentam, considerando a defesa de direitos para todos/as e o papel da escola especial. Esta é entendida pelas participantes como preparatória e porta de entrada para a escola comum, como suporte desta, assim como importante para o convívio em sociedade.
Palabras clave: Escola de educação especial
Inclusão
Educação básica.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Thatyere Pereira dos. O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834
Fecha de defensa: 10-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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