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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG |
Autor: | Santos, Thatyere Pereira dos |
Primer orientador: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Lúcia Helena |
Segundo miembro de la banca: | Teixeira Júnior, José |
Resumen: | Este estudo tem como proposta apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo principal foi compreender que papel a escola de educação especial deve desempenhar no contexto da inclusão, tendo em vista a percepção de profissionais da educação básica de Ituiutaba-MG. O levantamento bibliográfico abordou discussões teóricas referentes à educação especial, inclusiva e políticas inclusivas, destacando-se as contribuições de Andrade (2006), Bueno (2007), Jannuzzi (2004) Libâneo (2012), Mazzotta (1996), Mendes (2006), Mittler (2003), Vilela (2016), Dourado (2010) e outros. Também foram utilizados documentos e legislações nacionais e internacionais: Declaração de Salamanca (1994), Documento Subsidiário à Política de Inclusão (2005), Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica (2009) e outras. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, considerando a necessidade de se familiarizar e aprofundar os estudos realizados, compreende que os/as sujeitos/as envolvidos/as no ambiente escolar carregam consigo suas experiências, culturas, valores e, por isso, somente nas relações, nas interações com o outro é que podemos conhecê-los/as. O público alvo desta pesquisa foi composto por 6 (seis) profissionais de quatro escolas, três públicas municipais e uma estadual de educação especial. Como resultados finais da pesquisa, percebe-se, por meio dos dados coletados, a importância de se repensar a função da escola pública e os paradigmas inclusivos que a fundamentam, considerando a defesa de direitos para todos/as e o papel da escola especial. Esta é entendida pelas participantes como preparatória e porta de entrada para a escola comum, como suporte desta, assim como importante para o convívio em sociedade. |
Palabras clave: | Escola de educação especial Inclusão Educação básica. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Thatyere Pereira dos. O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834 |
Fecha de defensa: | 10-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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