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dc.creatorSantos, Thatyere Pereira dos-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:17:22Z-
dc.date.available2020-02-27T12:17:22Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Thatyere Pereira dos. O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de educação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação básica.pt_BR
dc.titleO papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lúcia Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Júnior, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874122468658313pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como proposta apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo principal foi compreender que papel a escola de educação especial deve desempenhar no contexto da inclusão, tendo em vista a percepção de profissionais da educação básica de Ituiutaba-MG. O levantamento bibliográfico abordou discussões teóricas referentes à educação especial, inclusiva e políticas inclusivas, destacando-se as contribuições de Andrade (2006), Bueno (2007), Jannuzzi (2004) Libâneo (2012), Mazzotta (1996), Mendes (2006), Mittler (2003), Vilela (2016), Dourado (2010) e outros. Também foram utilizados documentos e legislações nacionais e internacionais: Declaração de Salamanca (1994), Documento Subsidiário à Política de Inclusão (2005), Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica (2009) e outras. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, considerando a necessidade de se familiarizar e aprofundar os estudos realizados, compreende que os/as sujeitos/as envolvidos/as no ambiente escolar carregam consigo suas experiências, culturas, valores e, por isso, somente nas relações, nas interações com o outro é que podemos conhecê-los/as. O público alvo desta pesquisa foi composto por 6 (seis) profissionais de quatro escolas, três públicas municipais e uma estadual de educação especial. Como resultados finais da pesquisa, percebe-se, por meio dos dados coletados, a importância de se repensar a função da escola pública e os paradigmas inclusivos que a fundamentam, considerando a defesa de direitos para todos/as e o papel da escola especial. Esta é entendida pelas participantes como preparatória e porta de entrada para a escola comum, como suporte desta, assim como importante para o convívio em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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