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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Thatyere Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:17:22Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T12:17:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thatyere Pereira dos. O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28834 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola de educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação básica. | pt_BR |
dc.title | O papel da escola de educação especial no contexto da inclusão: a percepção de profissionais da educação de Ituiutaba-MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Lúcia Helena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855923237846079 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira Júnior, José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8191381462412110 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0874122468658313 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como proposta apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo principal foi compreender que papel a escola de educação especial deve desempenhar no contexto da inclusão, tendo em vista a percepção de profissionais da educação básica de Ituiutaba-MG. O levantamento bibliográfico abordou discussões teóricas referentes à educação especial, inclusiva e políticas inclusivas, destacando-se as contribuições de Andrade (2006), Bueno (2007), Jannuzzi (2004) Libâneo (2012), Mazzotta (1996), Mendes (2006), Mittler (2003), Vilela (2016), Dourado (2010) e outros. Também foram utilizados documentos e legislações nacionais e internacionais: Declaração de Salamanca (1994), Documento Subsidiário à Política de Inclusão (2005), Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Básica (2009) e outras. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, considerando a necessidade de se familiarizar e aprofundar os estudos realizados, compreende que os/as sujeitos/as envolvidos/as no ambiente escolar carregam consigo suas experiências, culturas, valores e, por isso, somente nas relações, nas interações com o outro é que podemos conhecê-los/as. O público alvo desta pesquisa foi composto por 6 (seis) profissionais de quatro escolas, três públicas municipais e uma estadual de educação especial. Como resultados finais da pesquisa, percebe-se, por meio dos dados coletados, a importância de se repensar a função da escola pública e os paradigmas inclusivos que a fundamentam, considerando a defesa de direitos para todos/as e o papel da escola especial. Esta é entendida pelas participantes como preparatória e porta de entrada para a escola comum, como suporte desta, assim como importante para o convívio em sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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