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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
Autor: | Domingos, Gláucia Santana |
Primer orientador: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Vilma Aparecida |
Resumen: | Este trabalho trata da diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, por meio de análises de referenciais teóricos que discutem a temática. O objetivo geral foi compreender se há diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, e quais são elas. Os objetivos específicos foram: destacar a importância de se obter conhecimentos a respeito das diferenças entre dificuldades e transtorno de aprendizagem; contribuir com mais pesquisas a respeito desta temática; e levantar quais são as áreas do conhecimento que tratam como mais incidência sobre tal assunto, de acordo com as referências consultadas. As problemáticas que direcionaram esta pesquisa foram: Quais são, caso existam, as diferenças conceituais entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, de acordo com o referencial analisado? Que áreas do conhecimento tratam sobre essa diferenciação e contribuem para a construção de distinções entre elas? Como proposta de trabalho, optou-se como caminho metodológico pelo estudo bibliográfico, com delineamento quali-quantitativo. O procedimento teórico-metodológico abrangeu levantamento bibliográfico, elegendo artigos, teses, monografias e dissertações que tratam sobre a temática a ser pesquisada, selecionados no Scielo e Google acadêmico. Tendo em vista os textos escolhidos, o critério de seleção foi a bibliografia publicada a partir da década de 2000 em diante. Os/as autores/as selecionados/as foram: Barbosa (2015), Correia e Martins (2005), Cortez e Faria (2011), Cunha (2006), Feitosa e Nunes (2012), Franceschini et al. (2015), Germano e Capellini (2011), Massi (2004), Souza (2015a), Peretti (2009), Rodrigues (2009), Santos (2015), Smith e Strick (2001). Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças entre transtorno e dificuldade de aprendizagem. As distinções entre ambos são significativas, pois com relação à dificuldade de aprendizagem, esta se manifesta por meio de fatores de ordem orgânica, mas também externa, ou seja, o meio social e afetivo pode interferir. Já os transtornos são de ordem interna, biológica, afetando a cognição por meio de processos neurológicos, causando distúrbios mentais na hora de aprender conceitos matemáticos, e a ler e escrever. Contudo, tais distúrbios e dificuldades poderão ou não a ser minimizadas por meio do trabalho conjunto, englobando equipes multidisciplinares, escola, pedagogos/as e familiares. Com base, na análise efetuada a partir dos anos 2000, as áreas das ciências humanas (Pedagogia), da Psicologia e Psicologia da Educação auxiliaram com pesquisas sobre essa temática. |
Palabras clave: | Pesquisa bibliográfica Dificuldade de aprendizagem Transtorno de aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829 |
Fecha de defensa: | 17-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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