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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Domingos, Gláucia Santana | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T18:37:19Z | - |
dc.date.available | 2020-02-26T18:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | 6186135872782431 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Vilma Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | 1776641740982053 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, por meio de análises de referenciais teóricos que discutem a temática. O objetivo geral foi compreender se há diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, e quais são elas. Os objetivos específicos foram: destacar a importância de se obter conhecimentos a respeito das diferenças entre dificuldades e transtorno de aprendizagem; contribuir com mais pesquisas a respeito desta temática; e levantar quais são as áreas do conhecimento que tratam como mais incidência sobre tal assunto, de acordo com as referências consultadas. As problemáticas que direcionaram esta pesquisa foram: Quais são, caso existam, as diferenças conceituais entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, de acordo com o referencial analisado? Que áreas do conhecimento tratam sobre essa diferenciação e contribuem para a construção de distinções entre elas? Como proposta de trabalho, optou-se como caminho metodológico pelo estudo bibliográfico, com delineamento quali-quantitativo. O procedimento teórico-metodológico abrangeu levantamento bibliográfico, elegendo artigos, teses, monografias e dissertações que tratam sobre a temática a ser pesquisada, selecionados no Scielo e Google acadêmico. Tendo em vista os textos escolhidos, o critério de seleção foi a bibliografia publicada a partir da década de 2000 em diante. Os/as autores/as selecionados/as foram: Barbosa (2015), Correia e Martins (2005), Cortez e Faria (2011), Cunha (2006), Feitosa e Nunes (2012), Franceschini et al. (2015), Germano e Capellini (2011), Massi (2004), Souza (2015a), Peretti (2009), Rodrigues (2009), Santos (2015), Smith e Strick (2001). Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças entre transtorno e dificuldade de aprendizagem. As distinções entre ambos são significativas, pois com relação à dificuldade de aprendizagem, esta se manifesta por meio de fatores de ordem orgânica, mas também externa, ou seja, o meio social e afetivo pode interferir. Já os transtornos são de ordem interna, biológica, afetando a cognição por meio de processos neurológicos, causando distúrbios mentais na hora de aprender conceitos matemáticos, e a ler e escrever. Contudo, tais distúrbios e dificuldades poderão ou não a ser minimizadas por meio do trabalho conjunto, englobando equipes multidisciplinares, escola, pedagogos/as e familiares. Com base, na análise efetuada a partir dos anos 2000, as áreas das ciências humanas (Pedagogia), da Psicologia e Psicologia da Educação auxiliaram com pesquisas sobre essa temática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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DiferençasDificuldadeTranstorno.pdf | 676.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
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