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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28750| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8237-2067 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MG |
| Autor(es): | Lucena, Juliane Barcelos de |
| Primeiro orientador: | Borges, Maria Célia |
| Primeiro membro da banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Segundo membro da banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
| Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral entender a importância da formação do professor, do PPP como documento norteador da organização da escola e da prática pedagógica, tendo em vista a inclusão educacional de estudantes com deficiência nas escolas municipais de educação básica, no município de Canápolis-MG. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, pela qual foram trabalhadas fontes secundárias tais como livros, artigos da internet e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica deu suporte para a construção do referencial teórico da investigação, trazendo a discussão dos diversos autores atuais sobre a temática. Dentre os principais autores que subsidiaram a discussão estão: Borges (2013), Dalberio (2000), Mantoan (2006), Silva (2019), Ribeiro (2003), dentre outros. A consulta em documentos abrangeu a legislação das políticas de formação de professores e da inclusão escolar e em sites especializados sobre o tema em pauta. As principais buscas se deram no IBGE e no Educacenso para o levantamento de dados estatísticos. Os resultados explicitaram a importância da discussão da formação de professores para o atendimento da criança com deficiências de acordo com Projeto Político Pedagógico, sendo como documento norteador do trabalho da escola. No final, com base nos dados coletados, construímos uma reflexão sobre as necessidades de redimensionamentos necessários nas práticas escolares, tendo em vista uma educação verdadeiramente inclusiva. |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Formação de professores Deficiências PPP |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | LUCENA, Juliane Barcelos de. A formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MG. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28750 |
| Data de defesa: | 18-Nov-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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