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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLucena, Juliane Barcelos de-
dc.date.accessioned2020-02-17T12:21:35Z-
dc.date.available2020-02-17T12:21:35Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationLUCENA, Juliane Barcelos de. A formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MG. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28750-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDeficiênciaspt_BR
dc.subjectPPPpt_BR
dc.titleA formação de professores e as orientações do PPP das escolas públicas municipais de educação básica e “inclusivas” em Canápolis-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Maria Célia-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/7800782/maria-celia-borgespt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/548032/maria-aparecida-augusto-satto-vilelapt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee2Latteshttps://www.escavador.com/sobre/2652189/betania-de-oliveira-laterza-ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=25C1C96BBA75D8799AE95EF73E0D6527pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral entender a importância da formação do professor, do PPP como documento norteador da organização da escola e da prática pedagógica, tendo em vista a inclusão educacional de estudantes com deficiência nas escolas municipais de educação básica, no município de Canápolis-MG. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, pela qual foram trabalhadas fontes secundárias tais como livros, artigos da internet e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica deu suporte para a construção do referencial teórico da investigação, trazendo a discussão dos diversos autores atuais sobre a temática. Dentre os principais autores que subsidiaram a discussão estão: Borges (2013), Dalberio (2000), Mantoan (2006), Silva (2019), Ribeiro (2003), dentre outros. A consulta em documentos abrangeu a legislação das políticas de formação de professores e da inclusão escolar e em sites especializados sobre o tema em pauta. As principais buscas se deram no IBGE e no Educacenso para o levantamento de dados estatísticos. Os resultados explicitaram a importância da discussão da formação de professores para o atendimento da criança com deficiências de acordo com Projeto Político Pedagógico, sendo como documento norteador do trabalho da escola. No final, com base nos dados coletados, construímos uma reflexão sobre as necessidades de redimensionamentos necessários nas práticas escolares, tendo em vista uma educação verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode69128990-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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